quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

NADA DE PRAÇA DE PEDÁGIO NA DUPLICAÇÃO DA PR-445 ATÉ MAUÁ DA SERRA. O POVO NÃO PODE PERMITIR.

30/01/2014 | 00:02


Saulo Ohara/Equipe Folha


Ao propor uma Parceria Público-Privada (PPP) para duplicar o trecho de 70 quilômetros da rodovia PR-445 que liga Londrina a Mauá da Serra, o governo do Estado vai impor mais uma pesada barreira ao desenvolvimento da região. Quem produz perto de Londrina e quer escoar a sua produção no Porto de Paranaguá precisa passar por seis praças de pedágio e pegar parte considerável do trajeto em pistas simples, a maioria deles na faixa dos R$ 9 – isso para carros de passeio. Com uma ou duas praças de pedágio a mais, o custo do escoamento da produção ficaria ainda mais salgado.
Mais do que um sonho, a duplicação é uma necessidade para evitar o estrangulamento da economia da região e o aumento da diferença entre capital e interior, que já é grande.  A duplicação deve ser bancada pelo governo do Estado, como forma de incentivar a economia da região.

A implantação do pedágio no Paraná é uma caixa preta com muitos pontos nebulosos. O resultado que se vê no dia a dia são tarifas exorbitantes para andar em pistas simples. E tudo isso sem que saibam com exatidão informações básicas, como o volume de veículos que passam pelas praças de pedágio e quanto é arrecadado pelas concessionárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário