quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PESQUISAS REVELA QUE POLUIÇÃO DO AR INTENSIFICOU CICLONES NO PACÍFICO

23/01/2014 11h11 - Atualizado em 23/01/2014 15h33



Crescente poluição em países asiáticos teria intensificado tempestades.
Partículas de poeira afetam sistemas de nuvens de chuvas.

Da France Presse
Comente agora
Tempestade tropical Darby é a quarta 'batizada' da temporada 2010 de ciclones no Pacífico (Foto: MODIS Rapid Response Team  / NASA GSFC)Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Darby, ciclone que atingiu a região do Pacífico em 2010 (Foto: MODIS Rapid Response Team / NASA GSFC)
A crescente poluição do ar na China e em outros países asiáticos de rápido crescimento intensificaram os ciclones de inverno no noroeste do Pacífico, anunciaram cientistas esta semana. Segundo os especialistas, os ciclones de inverno em latitudes que incluem o noroeste da China, Coreia e Japão trouxeram ventos mais potentes e mais chuvas, como resultado dos níveis crescentes de poluição por particulados.
As partículas de poeira afetam a forma como a unidade se desenvolve nas nuvens e como o calor se distribui em sistemas de tempestades, disse Yuan Wang, do prestigioso Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia. "Segundo estimativas, a mudança significativa na intensidade das tempestades no Pacífico deve ter começado em meados dos anos 1990", disse Wang.
"(Foi) quando indústrias, usinas de energia e carros lançaram grandes quantidades de poluentes do ar, juntamente com uma economia florescente em muitos países asiáticos como a China", acrescentou.
O estudo, publicado no periódico "Nature Communications", é a mais recente pesquisa sobre os perigos ambientais dos particulados, que são, sobretudo, resíduos de fuligem derivados da queima de combustíveis fósseis. Segundo o estudo de Wang, os aerossóis aceleram a formação de gotículas porque contêm um núcleo onde o vapor d'água se condensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário