quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ASTEROIDE COLIDIU COM A LUA E ASTRÔNOMO GRAVA O IMPACTO


Asteroide viajava a 61.000 km/h e abriu uma cratera de 40 metros de diâmetro no solo lunar. Impacto foi tão forte que pode ser visto da Terra a olho nu.

Lua
Asteroide colidiu com solo lunar em 11 de setembro de 2013 (Getty)
Um astrônomo espanhol observou ao vivo a colisão de um asteroide do tamanho de uma geladeira contra a Lua, um fenômeno pouco frequente, que foi gravado e analisado. O choque produziu uma luz tão forte que pode ser visto da Terra a olho nu e demorou 8 segundos para desaparecer.
O asteroide, que tinha cerca de 1 metro de diâmetro, pesava 400 quilos e viajava a uma velocidade de 60.000 km/h quando colidiu com a superfície lunar, em 11 de setembro de 2013. A energia de impacto foi equivalente a 15 toneladas de TNT — pelo menos três vezes superior ao maior impacto lunar já registrado, em março de 2013. Os detalhes foram publicados no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
​Dois telescópios em Sevilha, no Sul da Espanha, que monitoram a Lua pelo projeto chamado Midas (Moon Impacts Detection and Analysis System), registraram o evento às 20h07 GMT. José María Madiedo, professor da Universidade de Huelva, observou o clarão em Mare Nubium, uma cratera lunar repleta de lava solidificada. "Percebi que havia presenciado um acontecimento pouco frequente e extraordinário", destacou Madiedo.
Segundo a Royal Astronomical Society (RAS), o choque foi tão luminoso quanto a Estrela Polar, razão pela qual poderia ser visto a partir da Terra sem a necessidade de telescópios. A rocha evaporou instantaneamente no momento do impacto, criando uma cratera de 40 metros de diâmetro e um intenso calor, causa do clarão observado da Terra.
(Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário