Curitiba - A Polícia Federal apreendeu ao todo 23 moldes de silicone e a "moldeira" que era utilizada como matriz para fazer os "dedos de silicone" que eram utilizados para fraudar o cartão ponto dos servidores da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Este material foi encontrado no Pátio de Triagem e no setor administrativo operacional. Também foram identificados 14 servidores envolvidos no caso, de acordo com o delegado da PF, Jorge Luis Nazário Fayad.
Segundo ele, o inquérito deve ser concluído em um mês e, se for comprovada a fraude, os servidores podem ser indiciados por formação de quadrilha, falsidade ideológica e peculato. O delegado acredita que mais pessoas podem estar envolvidas no caso. Fayad disse que deve ser aberto um processo administrativo interno pela própria Appa. Além disso, os servidores devem responder a uma ação criminal e outra de improbidade administrativa.
Os moldes eram usados para bater o ponto de funcionários que não compareciam para trabalhar. A prática foi descoberta pela Appa e o Ministério Público estadual foi avisado, culminando numa operação conjunta com a PF, realizada na última sexta-feira e que gerou as apreensões. O delegado da PF disse que vários moldes estavam acondicionados em recipientes próprios e tinham etiquetas, com os nomes dos donos das digitais.
"Acreditamos que seja algo pontual, envolvendo pessoas com desvio de conduta", disse o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. Segundo ele, "esta prática está diretamente ligada à indústria de ações trabalhistas que se instalou no porto e, nos últimos anos, ceifou mais de
R$ 1,4 bilhão dos cofres públicos", declarou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários (Sintraport), Orlei de Souza Miranda, disse que esta situação representa casos isolados num universo de 700 funcionários. Segundo ele, o sindicato vai dar o suporte jurídico necessário para os servidores envolvidos no caso. "Que não se julgue a categoria toda por estes casos isolados", disse.
Andréa Bertoldi
Reportagem Local
Nenhum comentário:
Postar um comentário