sábado, 19 de abril de 2014

BLOG RURAL : PRODUÇÃO DO EQUADOR PÕE EM RISCO BANANICULTURA PARANAENSE




Um país 33 vezes menor que o Brasil e com a população próxima ao estado do Rio de Janeiro é a mais nova dor de cabeça dos bananicultores brasileiros. Após enfrentarem preços de comercialização terríveis no ano passado, agora os produtores dessa fruta tipicamente tropical estão preocupados com a possibilidade de o governo autorizar a importação da banana plantada no Equador, o que poderia virar o mercado de cabeça para baixo.
 

No dia 20 de março, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a Instrução Normativa nº3 (IN 3), que estabelece os requisitos fitossanitários para a importação do produto. O próximo passo é a regulamentação da instrução, o que poderia fazer com que a banana equatoriana ingressasse no País rapidamente, ainda este ano. 

O produtor paranaense está receoso: no Equador estão alocadas algumas das principais trades norte-americanas exportadoras da fruta no mundo, colocando o país no topo da exportação. Com grande poder de comercialização, as multinacinais poderiam realizar o chamado dumping, uma prática comercial em que grupos vendem seus produtos por preços muito abaixo dos praticados pelo mercado. Já que a grande maioria dos bananicultores do Estado está inserida na agricultura familiar, isso poderia causar danos enormes à produção não apenas paranaense, mas de todo o País. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário