sábado, 17 de maio de 2014

BLOG SAÚDE : SE VOCÊ COMER MENOS DOCES TERÁ MAIS MEMÓRIA.

 


tarja-nutricionista1

Thinkstock
Thinkstock
Um estudo publicado recentemente na revista Neurology relaciona níveis altos de glicose sanguínea com a redução da memória. O estudo contou com a participação de 141 indivíduos; os níveis de glicemia sanguínea e hemoglobina glicada (média dos valores de glicemia de aproximadamente três meses) foram avaliados, assim como a capacidade de memória. Os indivíduos que apresentaram menores valores de glicemia e de hemoglobina glicada, mostraram melhores scores de habilidade de aprendizado e memória.
Alguns alimentos têm alta carga glicêmica, e podem aumentar rapidamente a glicemia sanguínea. Mesmo que o indivíduo não apresente diabetes ou que tenha intolerância à glicose, de acordo com esse estudo se a glicemia subir muito, a memória poderá ser afetada.
Esse estudo mostra a importância de uma maior vigilância por parte dos pais, nos princípios de educação nutricional. Considerando que as crianças aprendem por imitação, os adultos não devem exagerar nos doces e açúcares. Dessa forma as crianças certamente terão uma melhor capacidade cognitiva, atenção, foco e melhor rendimento escolar. O mesmo ocorre com os adolescentes que estão se preparando para as provas de vestibular e para adultos com melhor rendimento no trabalho e nas atividades intelectuais.
O importante também é incluir alimentos ricos em fibras (verduras, legumes, cereais integrais) na alimentação rotineira, considerando que lentificam a absorção dos açúcares, favorecendo um bom controle glicêmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário