terça-feira, 6 de maio de 2014

JUSTIÇA AFASTA REITOR E DETERMINA REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES






Uma decisão liminar da Justiça Federal afastou Irineu Colombo do cargo de reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e determinou que sejam feitas eleições para escolher um novo reitor e novos diretores para os 15 campus da entidade espalhados pelo estado.

A decisão, proferida pelo juiz federal de Curitiba Cláudio Roberto da Silva, é da última sexta-feira (2), mas veio a público apenas nesta terça (6). O pró-reitor de ensino Ezequiel Westphal já assumiu provisoriamente o cargo, segundo a assessoria do IFPR. Ainda não há um parecer final sobre o assunto, já que cabe recurso da decisão.

A ação que culminou no afastamento liminar de Colombo foi proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec). A instituição argumenta que Colombo foi indicado por decreto após o antigo reitor (eleito) Alípio Santos Leal Neto, se licenciar da função, em 2011. Pela regra normal, Colombo deveria ficar como reitor até o fim do mandato de Neto, que terminaria em maio de 2014. Chegado o prazo para a convocação das eleições, Colombo teria se recusado a convocar novo pleito, de acordo com o presidente do Sindiedutec Nilton Brandão.

A reportagem entrou em contato com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), para obter mais informações, mas o órgão disse que vai se pronunciar apenas por meio de nota.
Até as 12h45 ainda não tinha sido possível obter contato com Irineu Colombo ou seus advogados para saber se eles recorrerão da decisão liminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário