domingo, 18 de maio de 2014

SUPERLOTADO, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA FECHA AS PORTAS DO PRONTO-SOCORRO



16/05/2014 | 17:56

Os prontos-socorros (PS) adulto, infantil, obstétrico e cirúrgico do Hospital Universitário (HU) fecharam as portas nesta sexta-feira (16). A superlotação atingiu um nível nunca antes visto na unidade e, de acordo com a diretora superintendente do hospital, Margarida de Fátima Carvalho, nem as cadeiras de rodas estão livres.
Com apenas 48 leitos, o pronto-socorro adulto estava com 92 pacientes nesta tarde. A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) também abrigava mais pessoas do que a capacidade. Sete pacientes em estado grave aguardavam a liberação de leitos na UTI entubadas no centro cirúrgico e no pronto-socorro. Na noite de quinta-feira (15), uma criança em coma foi transferida para Curitiba por causa da falta de vagas.
A Central de Leitos, que faz a distribuição de pacientes atendidos pelo Siate e Samu, também não tem o HU como opção. Nenhum paciente está sendo encaminhado para lá. “Não temos mais condições de acomodar nenhum paciente. Pedimos que a Central de Leitos redistribua os fluxos para minimizar a situação aqui”, informou a superintendente.
Ainda assim, a expectativa para o fim de semana não é nada boa, já que não há previsão de reabertura do pronto-socorro nos próximos dias. Segundo Margarida, o secretário de Saúde, Mohamed El Kadri, já foi informado da situação. A reportagem do JL tentou ouvir o secretário, mas não foi atendida.
Uma das causas da superlotação nesta que é a maior unidade hospitalar do Norte do Paraná são os problemas respiratórios, segundo Margarida. Com a chegada do outono, é comum que os brasileiros tenham doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas transmitidas pelo ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário