sexta-feira, 11 de julho de 2014

LONDRINA : UPA DO JARDIM SABARÁ... PROMESSA DE REDUÇÃO DE FILAS DE ESPERA!

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Secretário de saúde promete redução de filas de espera

Mohamad El Kadri anunciou mudanças no serviço de urgência e emergência do município; Gerson Araujo aprovou propostas e disse que vai cobrar ações efetivas do executivo
 Aumentar a quantidade de médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA)e melhorar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde são os principais objetivos da Secretaria de Saúde de Londrina. As intenções foram colocadas na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, 10, pelo secretário de Saúde Mohamad el Kadri.
O secretário foi convidado pela Comissão de Seguridade do Legislativo para prestar esclarecimentos sobre a demora no atendimento na UPA do Jardim Sabará e sobre as recentes mortes de duas crianças na cidade, sendo uma na UPA e outra na Maternidade Municipal Lucila Balalai. De acordo com El Kadri, o aumento da procura por consultas é o maior agravante para justificar as enormes filas de espera. “ Para se ter uma ideia, em 2013 foram realizadas 217 mil consultas nas unidades de urgência e emergência, desde o começo de 2014 já foram feitas 268 mil consultas, isso representa um aumento de mais de 51 mil atendimentos, sendo que a maioria na UPA da zona oeste”, informou.
Conforme o secretário serão necessários no mínimo 25 médicos para dar conta desta demanda. “ Contratamos esta semana cinco médicos que aguardavam na lista do último concurso público e temos a intenção de contratar mais médicos até o final do ano”, explicou. Segundo ele, a proposta é que cada unidade conte com um médico na emergência, outro na observação, um terceiro para verificar resultados de exames e dois para atender os casos menos graves. “Acreditamos que este novo sistema vai equilibrar os atendimentos que hoje são feitos por grau de gravidade”, disse.
Com relação às melhorias nas estruturas das Unidades de Saúde, El Kadri informou que a intenção da prefeitura é que cada região conte com uma UBS 12 horas. “ Queremos, já em agosto, iniciar com duas unidades até as 22 horas, mas dependemos de autorização da Secretaria de Gestão Pública Pública para contratação temporária de mais profissionais, até que seja realizado o concurso público”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário