quinta-feira, 17 de julho de 2014

MINHA IDEIA MALUCA APARECE COMO SOLUÇÃO : ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL PARA AFASTAR POMBOS!

16/07/2014 -- 15h14

Londrina pode testar iluminação artificial para combater pombos

                          


A prefeitura de Londrina estuda nova alternativa para combater os efeitos da superpopulação de pombos no bosque central da cidade. Técnicos da secretaria do Ambiente foram até Araraquara, interior de São Paulo, conferir um experimento feito com refletores que conseguiu amenizar a sujeira causada pelos animais em uma praça de quatro mil metros quadrados. 

                       Foram instalados 15 refletores no lado considerado mais escuro da praça. Luzes amarelas incandescente de 400 watts, tentando simular a luz solar, fizeram com que os pombos deixassem as áreas laterais e ocupassem o centro da praça. 

                         Como consequência, o processo de limpeza do local foi facilitado, dispensando o uso constante de caminhão pipa e mantendo apenas serviço de jardinagem. 

"Não é um problema pontual. É um problema gerado por um descuido com o meio ambiente de décadas, expansão municipal, urbanização. Dificilmente será sanado em pequenas ações e pouco tempo. Mas é possível minimizar o impacto com a manutenção e limpeza", afirmou o biólogo da secretaria do Ambiente de Araraquara, João Henrique Barbosa, em entrevista à rádio Paiquerê AM

A prefeitura da cidade paulista, que já havia tentado (sem sucesso) o uso de repelente eletromagnético, gastou cerca de R$ 80 por holofote no experimento. 

Os dados coletados pelos técnicos de Londrina serão analisados e discutidos em audiência pública ainda a ser marcada pela secretaria do Ambiente. (com informações da rádio Paiquerê AM)
REFLEXÃO DO PLOG: Basta pesquisar nos arquivos do Blog do Osvaldo "Comunicando para Refletir" que verá postagens com esta ideia que dissia ser maluca. E agora vão usá-la no Bosque Central. Tenho certeza que vai dar certo.


MINHA IDEIA LANÇADA HÁ ALGUNS MESES:

Passando pelo centro hoje vi o espetáculo que as pombinhas fazem nos altos das árvores. 
Olhe quantas estão ali e muitas chegando. São 17 horas e o Bosque Central tem esta festa
que é até bonita e desperta atenção...



Gente que coisa deslumbrante , as pombas chegam e se acomodam...

Mas quando se pisa e vê como elas deixam as calçadas emporcalhadas e entristecem quem passa por ali...


Diante de tudo isto... e não querendo dizimar as pombinhas volto com a ideia maluca se colocar o seguinte:
Chapas lâminas de vidros sobre as árvores e posicionar holofotes que projetem jatos de luz sobre elas que 
provocariam uma grande claridade e poderiam afastar as pombas do Bosque Central de Londrina
Como exemplo esta praça que com um pouquinho de luminosidade conseguiu afastar as pombas que sujavam os bancos e afastavam as pessoas.
Veja este exemplo de uma Feira de Ciências a propagação da luz: A luz bate no vidro e volta com intensidade. Estes reflexos luminosos baterão nas pombas e elas voarão para outros locais.
A ideia parece maluca , mas e se der certo? Em uma pequena cidade mineira isto deu certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário