As pesquisas divulgadas apontam o crescente ceticismo das pessoas com a política. Elas não mostram realmente as posições que cada candidato vem tendo na escala pesquisada.
O que há de verdade é que aumenta o total de eleitores que não sabem em quem votar.
Há um descrédito em relação aos candidatos – como a crise de representação das instituições democráticas ou os temores com os rumos da economia, num mundo capitalista que afunda em prolongada recessão.
Por razões políticas e econômicas, a mídia monopolizada espalha um clima de pessimismo na sociedade brasileira. Notícias positivas, como a redução do desemprego e o aumento da renda dos assalariados, viram notinhas. Já as negativas, inclusive com enfoques distorcidos, são manchetes nos jornalões e motivo de escarcéu dos histéricos comentaristas da rádio e tevê.
Sou jornalista com formação em Sociologia e bem sei que se pode manipular resultados com tendência a qualquer candidato. A história nos mostra isso, quantos candidatos em eleições passadas apareciam nas pesquisas em primeiro lugar e acabaram na ralidade das urnas bem abaixo do pesquisado?
Nunca fui perguntado em quem votar...atualmente também não!
Nos contatos diários, em vários lugares, ouve-se a voz pequena pessoas dizendo votar no candidato que aparece em terceira posição. Esta pesquisa chutômetro reflete a realidade ...onde alguém diz "vou perder o voto mas votarei em beltrano".
A voz do povo é a voz de Deus...há uma parcela da comunidade que não se expressa, fica quieta, na hora "H", na boca da urna mostra-se conscienciosa e vota com bom senso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário