O encerramento da Semana da Pátria será realizado amanhã na Avenida Leste-Oeste, a partir das 9 horas
Estudantes das redes municipal e estadual de ensino, grupos de idosos, esportistas e representantes de entidades participarão do tradicional desfile que marca o Dia da Independência. O evento está programado para começar às 9 horas, na Avenida Leste-Oeste, entre as ruas São Luiz e Mossoró. O público poderá acompanhar a atividade no entorno da via e o trânsito permanecerá interditado da Avenida Rio Branco até a Rua Guaporé.
Mais de mil alunos das escolas municipais participarão do desfile que encerra as comemorações da Semana da Pátria. Neste ano, as turmas se organizaram para representar a história de Londrina, em homenagem aos 80 anos da cidade. Durante a semana, centenas de estudantes compareceram em frente ao prédio da Prefeitura para acompanhar o hasteamento da bandeira e as apresentações culturais feitas pelos próprios alunos.
As crianças da Escola Municipal Hikoma Udihara encenaram o grito da Independência. Pedro Lucas Santos, de 11 anos, se vestiu como Dom Pedro I e ‘cavalgou’ entre os alunos. "Foi muito legal. A gente ensaiou umas duas semanas. Não foi difícil", brincou. A diretora da escola, Lucilene Pize, prestigiou a apresentação. "Essa é uma forma das crianças aprenderem a ter respeito pela Pátria e o quanto é importante lutar por um país melhor", lembrou.
Policiais militares participaram das comemorações e se revezaram no hasteamento da bandeira. Para o sargento Edson Ramos, da 4ª Cia Independente da PM, seria importante resgatar o patriotismo entre a população. "A consciência cívica deixa a desejar. Muitas vezes, as pessoas estão mais preocupadas com o que acontece fora do país e se esquecem de que todos nós podemos ajudar a melhorar os rumos do Brasil", destacou.
Os alunos também conheceram o ex-combatente do Exército, José Soares Neto. Aos 92 anos, ele conversou com um grupo de crianças e contou um pouco da experiência durante a Segunda Guerra Mundial. "Para mim, esta é a maior data histórica do país. As crianças de hoje não têm patriotismo. Eu lutei pelo Brasil", comentou Soares Neto.
CAMINHADA CÍVICA
A Escola Oficina Pestalozzi realizou ontem a tradicional Caminhada Cívica com a participação de mais de 100 crianças e adolescentes atendidos pela instituição. As atividades começaram em frente a sede da escola no Jardim Perobal, na zona leste, e a caminhada seguiu pelas ruas do Jardim Franciscato. Representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil participaram do evento.
A Coordenadora Pedagógica da escola, Maria Cristina Silva, ressaltou que esta foi a maneira encontrada para incentivar a participação das famílias nas atividades da Semana da Pátria. "As nossas crianças não conheciam o desfile e eu trouxe para cá para desenvolver o civismo e o patriotismo. As famílias acompanham e vão para as ruas. Nós também trabalhamos a letra do hino e ensinamos sobre a importância desse momento histórico", explicou.
A caminhada foi uma amostra do desfile que será realizado neste domingo. A expectativa é de que o evento termine por volta das 11h30 da manhã. Agentes da CMTU, guardas municipais e policiais militares estarão nas proximidades da Avenida Leste-Oeste para orientar o trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário