Que absurdo os ladrões não respeitam nem as
coisas sagradas das igrejas... levaram o sino que dava o som da
alegria aos moradores...
Só restou o cordão utilizado para sacudir o sino, que anunciou por várias décadas as cerimônias religiosas na capela Nossa Senhora de Fátima, localizada na comunidade rural Água do Cerne, em Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina). O instrumento acabou furtado do local no início da semana. Alfredo Teodoro Pires, de 82 anos, que cuida da capela, só notou a falta do sino na última quarta-feira, quando fazia os preparativos para mais uma missa, realizada mensalmente no imóvel.
Pires conta que o instrumento pesava cerca de 60 quilos e estava instalado a oito metros de altura, embaixo da cruz. O acesso ao local é muito estreito, tomado por corujas e só pode ser feito com o uso de escadas. Ele acredita que mais de uma pessoa tenha participado da ação. O local não tinha grades e o objeto ficava praticamente sem proteção.
"O crime deixou todos muito tristes. O sino é um símbolo do suor deste povo e tem um valor histórico muito grande. Hoje, a comunidade possui 200 pessoas, mas já foi povoada por mais de duas mil", revelou o advogado e ex-morador Edson Pedro Almeida. Ele destaca que a comunidade foi formada por famílias portuguesas, italianas, espanholas e até japonesas, na década de 1920, que apostaram na produção de café.
"Este sino foi trazido para a Água do Cerne entre 1920 e 1930. Ele foi transportado de carroça, de Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo", relatou Almeida. "A capela Nossa Senhora de Fátima foi construída pelos próprios moradores, em 1950. Anteriormente, o sino tocava na capela São João Batista, localizada também na Água do Cerne", acrescentou.
A Polícia Civil investiga o furto. De acordo com o delegado de Sertanópolis, Paulo Gomes, o sino pode ter sido levado para algum ferro-velho. "Algumas pessoas contaram que viram um homem com uma Kombi nas proximidades. O sino pode ter sido furtado e levado para algum ferro-velho ou até para uma pequena metalúrgica para ser fundido e transformado em outros objetos", declarou. Até a tarde de ontem, a polícia não tinha pistas sobre os bandidos
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário