segunda-feira, 20 de outubro de 2014

HISTÓRIA DE UM TIME QUE DEU CERTO : LONDRINA ESPORTE CLUBE ... O BRASIL VAI ADMIRÁ-LO AINDA MAIS!



20/10/2014 | 00:01

Fábio Calsavara
A conquista da vaga na Série C após o jogo de ontem contra o Anapolina (GO) é a coroação do trabalho feito pela SM Sports à frente da gestão do Londrina Esporte Clube (LEC). A parceria, que começou em janeiro de 2011, deu bons resultados: tirou o Tubarão de uma ingrata posição na Segundona do Campeonato Paranaense para colocá-lo em destaque no cenário do futebol nacional.

No ano seguinte, em 2012, o desempenho no Campeonato Paranaense não foi tão bom quanto esperava o gestor. O aproveitamento de pouco mais de 40% - oito vitórias, sete derrotas e seis empates – mostrou que a equipe ainda tinha muito a evoluir.Logo no primeiro ano de parceria, o Londrina conseguiu o título de campeão da divisão de acesso ao Campeonato Paranaense. A conquista não é tida como motivo de orgulho para a torcida, mas era necessária para que o Tubarão, que já foi um dos melhores do Brasil na década de 1970, voltasse a brilhar.

Duas vezes na trave
E essa evolução foi sentida no ano passado. Com 47 gols a favor e 20 contra, o time venceu 16 das 24 partidas do Paranaense e terminou a competição com o maior número de pontos conquistados. Infelizmente, o regulamento do campeonato não favoreceu o melhor time e enquanto um Atletiba definia o campeão estadual, o Londrina garantiu o título de Campeão do Interior – espécie de “Miss Simpatia” do futebol paranaense.
O bom desempenho no estadual levou o time a disputar a Série D do Brasileirão. O time teve uma campanha exemplar, mas perdeu de forma inacreditável para o Juventude (RS) em Caxias do Sul, após uma virada espetacular e aos gritos de “eu acredito” da torcida gaúcha – o coro havia levado o Atlético Mineiro à inédita conquista da Libertadores da América e empurrou os jogadores do Juventude à vitória contra o Londrina.
“Aquilo foi um aprendizado muito duro para nós. Foi difícil, porque o jogo estava na nossa mão e escapou em questão de minutos. Doeu, mas serviu para que aprendêssemos a manter o foco, principalmente em partidas decisivas”, lembra Malucelli.
A redenção veio em abril de 2014, com a conquista do sonhado Campeonato Paranaense – a taça não era erguida pelo Londrina desde 1992. Assim como no último título, uma decisão do interior coroou o melhor do Estado. O Tubarão venceu o Maringá nos pênaltis e garantiu o tetra.
Confiança no treinador

No comando da equipe desde o início da parceria, o técnico Cláudio Tencati tem toda a confiança de Malucelli. Ele foi o responsável por trazer da base os garotos que hoje formam o elenco principal do Tubarão. “Ele se encaixou perfeitamente no projeto do time. Tive experiências anteriores com outros treinadores, mas de longe o Tencati é o melhor com quem já trabalhei”, revela o empresário. O comandante alviceleste hoje é o técnico mais longevo do Brasil, com um recorde absoluto de mais de quatro anos à frente do mesmo clube.
Planos para o futuro
O presidente da SM Sports, Sérgio Malucelli, não quis comentar a respeito de mudanças na equipe. Novos reforços vão chegar? Craques do time vão sair? “Só falo sobre isso no final da Série D”, adiantou o empresário. Ele disse, porém, que novos nomes devem ser anunciados assim que o campeonato acabar.
Os planos de Malucelli são ousados. “Até 2021 [quando acaba a parceria] vamos deixar o Londrina na Série A. Na pior das hipóteses, o Tubarão vai estar na Série B”, decretou. “Vai depender de quem assumir e manter o trabalho que vem sendo feito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário