domingo, 23 de novembro de 2014

BLOG CIÊNCIAS : A CIENTISTA BRITTANY WENGER DESENVOLVEU UM SOFTWARE PARA DETECÇÃO DE CÂNCER!







Divulgação/Google
Após ver uma prima sofrer com câncer de mama, Brittany Wenger, de 17 anos, decidiu que queria ajudar. Após muito estudo, ela desenvolveu um software capaz de detectar este tipo de câncer com o máximo de precisão e o mínimo de impacto possível. A ideia deu a ela o prêmio máximo da Google Science Fair de 2012.
O programa foi desenvolvido para simular um cérebro humano e, com uma grande base de dados, poder detectar padrões complexos e diagnosticar células malignas nas mamas. Isso tudo utilizando o método de detecção menos invasivo de todos, a “punção aspirativa por agulha fina”. Este método consiste em retirar uma pequena quantidade de material através de uma agulha fina e, posteriormente, analisá-lo em microscópio. Essa técnica, porém, tinha uma das detecções menos eficazes, sendo necessária outra mais invasiva depois. Com o trabalho feito pela garota, o índice de detecção de células malignas subiu para 99,11%, e tende a aumentar com o uso, pois a base de dados ficará mais robusta.
Em 2012, Wenger foi eleita pela revista Time uma das 30 pessoas abaixo dos 30 anos que estão fazendo algo para mudar o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário