quinta-feira, 13 de novembro de 2014

BLOG ESPACIAL : EXTRAORDINÁRIO ... UM ROBÔ POUSA EM COMETA E ENVIA DADOS À TERRA!










Equipamento, de cem quilos, separou-se da sonda Rosetta, depois de jornada que durou uma década


France Presse
Darmstadt, Alemanha - O robô Philae, enviado pela sonda Rosetta, não conseguiu se prender ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, devido a uma falha no lançamento dos ganchos de atracação, mas está conseguindo enviar um grande volume de dados à Terra, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA). 


"O robô não se atracou à superfície", disse o gerente encarregado, Stephan Ulamec, a jornalistas, no centro de controle em solo em Darmstadt, Alemanha. "Nós ainda não compreendemos totalmente o que está acontecendo", afirmou. 



Flutuações nos sinais de rádio sugerem que Philae pode ter pousado "em uma caixa de areia fofa" ou, suavemente, quicado na superfície e voltado. Alguns instrumentos a bordo do Philae enviaram à Terra "uma profusão de dados", afirmou. 



"Esperamos estar posicionados lá, na superfície (do cometa), em uma posição sutilmente diferente daquela do pouso original, e poder continuar (a fazer) nossa ciência", prosseguiu.



Como esperado, o link de rádio entre Philae e Rosetta foi interrompido quando a sonda saiu do horizonte do robô, explicou Ulamec. Segundo ele, os cientistas saberão mais da situação quando as comunicações forem retomadas hoje. 



O robô, de cem quilos, separou-se da sonda Rosetta, a que estava acoplado, depois de uma jornada que durou uma década e cobriu 6,5 bilhões de quilômetros. 



Philae foi criado para pousar a suaves 3,5 km/h, disparar dois ganchos na superfície do cometa, que os engenheiros esperavam que pudessem dar suficiente firmeza ao robô para a realização de experimentos com seus 11 instrumentos científicos. 



Entre os testes planejados estão perfurações na superfície do cometa e análises do gelo e da poeira em busca de assinaturas químicas. 



Segundo a teoria corrente, os cometas bombardearam a nascente Terra 4,6 bilhões de anos atrás, trazendo para cá moléculas de carbono e a preciosa água, partes importantes da caixa de ferramentas fundamental para a vida no nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário