quinta-feira, 20 de novembro de 2014

BLOG RURAL : EM CORNÉLIO PROCÓPIO, SOJA APRESENTA PROBLEMAS NA GERMINAÇÃO!

19/11/2014 19h55 - Atualizado em 19/11/2014 19h55

Perto do fim do plantio de soja e milho, seca no Norte do PR traz problemas


Do G1 MT

Plantio de soja em Mato Grosso 2 (Foto: Reprodução/TVCA)No Paraná, 87% da área estimada para cultivo de
soja já foi semeada. (Foto: Reprodução/TVCA)
O plantio de soja no estado do Paraná atingiu 84% da área de 5 milhões de hectares na última semana. Segundo dados do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), 87% do montante semeado estão em boas condições. Em municípios da região Norte do estado, a seca tem trazido problemas de pragas e também na germinação da cultura.
É possível observar, que na região norte, principal produtora do estado, com área estimada de 1,4 milhões de hectares, os dois maiores municípios em área plantada, Cornélio Procópio (344 mil ha) e Ivaiporã (289 mil ha), sofrem com a baixa umidade do solo. Em Ivaiporã, a soja em alguns locais mais secos tem falhas na germinação, cerca de 3 mil ha deverão ser replantados, informa o serviço de informação diária do Deral.
Para a equipe técnica, que acompanha o plantio e colheita do município, houve incremento da área de soja e diminuição da área de milho. “O produtor que plantou milho vislumbra a reposição de matéria orgânica do solo para o plantio direto do que propriamente lucratividade. Mesmo com a recuperação, o preço do cereal ainda está longe de ser atrativo para o produtor e gerar lucro”, confirma.
No município de Cornélio Procópio, as condições climáticas seguem sem alterações, ou seja, sem chuvas. De acordo com a equipe técnica do Departamento, essas condições são altamente desfavoráveis às culturas de verão, inclusive a soja, que apresenta problemas na germinação e no desenvolvimento vegetativo. “Tanto o milho primeira safra como a soja sofrem com ataque de pragas, fazendo com que os produtores tenham que fazer controle antecipado”, afirma o relatório diário do Deral.
A comercialização da primeira safra 2014/15 no estado do Paraná atingiu 7%. Enquanto que apenas 1% foi negociado do milho, que atingiu nesta semana 98% da área total de 537,7 mil hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário