sábado, 22 de novembro de 2014

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) - ZONA SUL DE LONDRINA VAI ATENDER 180 CRIANÇAS!



Celso Felizardo
O CMEI Vilma Eliza Colombo Ribeiro tem 3,9 mil metros quadrados de área construída
A Secretaria de Educação de Londrina inaugurou ontem o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vilma Eliza Colombo Ribeiro, no Parque das Indústrias Leves, na zona sul da cidade. A escola de educação infantil, com capacidade para atender 184 alunos, é a 29ª do município e a terceira entregue pela atual administração. 


A intenção da secretária municipal de Educação, Janet Thomas, é entregar mais 15 creches até 2016. Segundo ela, dez já estão com os contratos assinados. 



O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) informou que quase 50% da meta da gestão de eliminar o deficit de 4 mil vagas já foi atingida. "É claro que esta carência não para de crescer, mas estamos no caminho certo. Se preciso, vamos procurar novas alternativas para suprir esta carência de vagas", comprometeu-se. Outras vagas foram criadas com ampliações e reformas de unidades já existentes. 



Sobre a necessidade da contratação de mais profissionais para atender os novos alunos, Kireeff garantiu que a pasta tem carta branca para a contratação de profissionais. Janet informou que o contrato atual com 170 professores temporários vence em junho, mas que um novo concurso já está em planejamento. Janet adiantou também que a contratação de mais 350 professores efetivos já está prevista para o orçamento do próximo ano. Ao todo, são 3,9 mil professores na rede municipal, sendo cerca de 700 nas CMEIs e o restante no Ensino Fundamental. 



O CMEI Vilma Eliza Colombo Ribeiro iniciou as atividades de forma parcial em fevereiro, apenas com as turmas de alunos entre 2 e 5 anos. Os dois berçários só foram concluídos no mês passado. A estrutura tem 3,9 mil metros quadrados de área construída. O prédio dispõe de dez salas de aula, setor administrativo, brinquedoteca, sala de TV, miniarena para apresentações e pátio com grama sintética. A obra custou R$ 1.681.908,16 e teve recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 



A diretora do CMEI, Cristiane Rodrigues, disse que a creche vai suprir a carência da vagas na região. "Muitas mães tinham que percorrer grandes distâncias para levar os filhos. Agora fica tudo mais fácil", comentou. Este é o caso da aposentada Percida Pereira Gomes, de 66 anos, que mora a três quadras da escola e, antes, tinha de levar a neta, Ana Beatriz, de 5 anos, em outra creche, distante cerca de dois quilômetros. "Melhorou muito. Além de ser perto, ela gosta bastante da escola e dos professores", contou. 



A diretora explicou que a estrutura da escola influi diretamente no aprendizado. "Agora temos um ambiente novo que oferece melhores condições e atende às necessidades das crianças", pontuou. Joslaine da Silva Nascimento, de 25 anos, sentiu a diferença. Segundo ela, a melhora no desempenho do filho Gustavo, de 2 anos, foi grande. "Um lugar agradável e seguro para as crianças faz toda a diferença", elogiou. 


HOMENAGEM



O nome da CMEI foi escolhido em homenagem à psicóloga e professora Vilma Eliza Colombo Ribeiro, que morreu em 8 de abril de 1999. Nascida em Ocauçu, interior de São Paulo, ela passou por Rondon (Noroeste), antes de se mudar para Londrina, no início dos anos 1980, quando conclui o curso de pedagogia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). 



A filha de Vilma, Patrícia Colombo Ribeiro, que recebeu as homenagens das autoridades presentes, relembrou a história de dedicação da mãe com a educação. "Ela aprendeu a dirigir só para dar aula nas escolas rurais. Percorria grandes distâncias para poder levar conhecimento aos alunos que necessitavam de maior atenção", destacou. Por muitos anos, Vilma atuou no Distrito de Guaravera. Com o fim das escolas rurais, dedicou-se à Educação Especial.


Celso Felizardo

Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário