Cuide-se, o perigo é quando se atinge três dígitos no peso. Diminua a comida, bebida alcoólica e aumente a disposição de caminhar, correr, caso não haja contraindicação médica.
A obesidade pode reduzir em até oito anos a esperança de vida das pessoas e em 19 o número de anos sem doenças, aponta estudo publicado na revista médica The Lancet. Cientistas do Instituto de Pesquisa do Centro de Saúde da Universidad McGill de Montreal, no Canadá, dirigido por Steven Glover, elaboraram um modelo informático da incidência de doenças segundo o peso, com dados retirados de um estudo sobre alimentação e saúde, feito nos Estados Unidos.
Os cientistas calcularam o risco de contrair diabetes e doenças cardiovasculares para adultos com pesos diferentes, analisando depois o efeito do sobrepeso e da obesidade nos anos de vida perdidos e nos anos com saúde perdidos nos adultos norte-americanos, com idades entre 20 e 79 anos, comparados com pessoas com peso normal.
A investigação revelou que as pessoas com peso a mais, correspondente a umíndice de massa corporal (IMC) de 26, perdiam até três anos de expectativa de vida, conforme a idade e o sexo. As pessoas obesas (IMC de 30) perdiam entre um a seis anos, enquanto as muito obesas (IMC de 35) tinham as suas vidas reduzidas entre um e oito anos, comparado com pessoas com um IMC ajustado à sua altura e dimensões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário