terça-feira, 20 de janeiro de 2015

BLOG FAMÍLIA : ADIANTA CASTIGAR CRIANÇAS POR MENTIRAS?


Os pais devem dar castigos para seus filhos que mentem?
 Segundo pesquisadores da McGill University, do Canadá, a resposta é não. Eles chegaram a esta conclusão a partir de um experimento realizado com 372 crianças de 4 a 8 anos que foram encaminhados para uma sala com um adulto, que ficaria ausente durante apenas um minuto. Antes de sair, ele pedia aos pequenos para não espiar o que havia atrás deles. Enquanto ficavam sozinhos no ambiente, câmeras registravam sua reação. Cerca de 2/3 das crianças (251 no total) infringiram a solicitação (sendo que, a cada mês que a idade das crianças aumentava, menor era a chance de desobedecer). Entre as transgressoras, 2/3 (167 no total) mentiram quando os especialistas perguntaram se elas haviam espiado ou não. 


Reprodução


                   Mas as principais conclusões do estudo são outras. Os pesquisadores constataram que a possibilidade de a criança dizer a verdade é menor se ela sentir medo de ser punida. 
                  "Na verdade, a ameaça de punição pode ter o efeito reverso, reduzindo a probabilidade de ela contar a verdade. Essa informação é útil a todos os pais de crianças pequenas e profissionais como os professores, que querem encorajar a honestidade", explica a pesquisadora líder do estudo, Victoria Talwar. 

Em entrevista à revista Crescer, a psicóloga Juliana Fazolaro, do Hospital São Camilo, em São Paulo, diz que as punições apenas indicam à criança como não agir e nada mais. "Os efeitos das punições são temporários, funcionam somente na presença de quem pune e não atingem o motivo que leva ao comportamento indesejado", explica. 

De acordo com o estudo, as crianças pequenas tendem a dizer a verdade quando percebem que isso deixaria o adulto feliz, enquanto as crianças maiores fazem o mesmo porque já entendem que é o certo a fazer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário