sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O DÁLMATA É UM BELO CÃO COM MANCHAS ... BAITA COMPANHEIRO PARA TODAS AS IDADES!

Dálmata - muito mais que um cão com manchas (Foto: Free Images)


Se você é do tipo ativo que adora se exercitar ao ar livre e procura um cão capaz de acompanhá-lo, você não tem somente o Labrador ou o Golden Retriever como opção . Outras raças de cães podem surpreender quem não os conhece ou convive com eles. É o caso dos dálmatas.

A raça eternizada pelos filmes e desenhos da Disney não tem origem bem definida. O que se sabe é que seu nome foi dado em homenagem a uma província antiga da Croácia chamada Dalmacia. Desde então, esta raça já foi utilizada para diversas funções: eles foram cães de guarda, de caça, de pastoreio, de circo e de treinamento por exemplo. Na Inglaterra, o dálmata era usado para abrir caminho aos cavalos e protege-los durante a noite. Nos Estados Unidos foi muito usado para auxiliar bombeiros em  incêndios e no resgate de pessoas.

Hoje, os Dálmatas são companheiros e membros da família. Esse elegante e atlético cão tem características e comportamentos que variam entre o galanteio e a irreverência num piscar de olhos, além de gostar de fazer tudo o que a família faz. Os filhotes desta raça geralmente nascem com o pelo branco e pequenas manchas pigmentadas na pele. À medida que atingem duas a três semanas de idade, essas manchas começar a se desenvolver e em torno de dois a três meses de idade os pelos por sobre as manchas mudam  de cor para preto ou marrom.

Com estatura que varia de 50 a 60 centímetros e aproximadamente 25kg de peso quando adulto, o Dálmata é um cão muito leal, amoroso e preocupado em agradar seus donos. Eles são muito protetores, do tipo que late se sentir que algo não está certo, o que os torna excelentes cães de guarda. Com energia de sobra, eles precisam de disciplina e autoridade. De natureza extrovertida e agitada se identificam muito com pessoas ativas que possam acompanhá-los.

A pelagem curta pede escovação diária para a manutenção da saúde da pele e remoção dos pelos soltos. Banhos mensais ou quinzenais na maioria das vezes são suficientes para mantê-los limpos. Com predisposição a problemas urinários e obesidade se não praticar atividade física regular, deve receber dieta balanceada e atenção redobrada a coloração, aspecto, odor e frequência de micção.  Você tem energia e disposição para acompanhá-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário