terça-feira, 14 de abril de 2015

EM LONDRINA NO PARQUE GOV.NEY BRAGA A 55ª EXPOLONDRINA COM GRANDE MOVIMENTO DE PESSOAS ATÉ DOMINGO!


Ontem chegaram novos animais ao Parque Governador Ney Braga. Mais de 1,5 mil novos animais passaram a ocupar as baias do parque entre sexta e esta segunda-feira na 55ª ExpoLondrina. São bovinos, equinos, ovinos e caprinos. Os animais vão participar de provas, leilões, julgamentos e campeonatos até o próximo domingo, quando a feira termina.


Marcos Zanutto - No setor de bovinos, apenas animais da raça Nelore participaram do primeiro turno da ExpoLondrina
No setor de bovinos, apenas animais da raça Nelore participaram do primeiro turno da ExpoLondrina


A responsável técnica pelo setor de animais da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Neusa Soni, explicou que a entidade divide em dois turnos o recebimento de animais para a ExpoLondrina. Segundo ela, a primeira leva de bovinos, todos da raça Nelore, chegou ao parque na última terça-feira, dois dias antes do início da exposição. "Recebemos cerca de 300 cabeças de gado, 218 para julgamento e o restante para leilão."

Ainda conforme Neusa, os animais participaram da exposição até domingo, quando começaram a retornar para as propriedades de origem. "No passado, o evento atraía muito gado e, por isso, era dividido nos turnos. Hoje em dia, o número de animais é menor, mas o pecuarista criou o hábito de não participar dos dez dias de feira para economizar e, principalmente, garantir o bem-estar dos animais", explicou. De acordo com ela, os criadores precisam encaminhar tratadores ao parque para cuidar das cabeças de gado em exposição. "O produtor gasta com a alimentação e a estadia desses funcionários. É por isso que é preferível que os animais participem da exposição durante um período menor de tempo", observou.

A segunda leva de bovinos, conforme a responsável, é formada por cerca de 500 cabeças de gado de raças europeias diversas, como Angus e Brahman, provenientes, principalmente, do Rio Grande do Sul. "Já a Nelore veio de propriedades de vários estados, como Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e próprio Paraná", acrescentou Neusa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário