segunda-feira, 13 de abril de 2015

POR QUE SUBIR AS TARIFAS DO TRANSPORTE COLETIVO EM LONDRINA?








Tarifa subiu 195% sem a necessidade de ter subido pois a empresa não tem tanto gasto com funcionários, sabemos que nos dias de semana após as 18:00 já começam a parar os cobradores e nos domingos e feriados não temos, então precisamos que o MP analise cada aumento para ver se realmente é necessário, pois nossos ônibus andam cada dia piores, cheios, quebrados e sempre não batem horário de saída do terminal, aliás quando atrasam a empresa não cumpre com seu papel de colocar um carro reserva para suprir o atraso.
É preciso que se faça uma auditoria nessas planilhas de custos do transporte coletivo de nossa Londrina. 
Tem-se a impressão que nessas planilhas ou sobram quilômetros ou faltam passageiros. Os ônibus transportam frequentemente mais de quarenta usuários. E, a grosso modo, se fizer alguns cálculos, percebe-se algo no mínimo estranho. Um exemplo pode ser a linha 307 (Avelino Vieira) que percorre em torno de 28 km para sair do terminal ir ao bairro e voltar. Pela ultima planilha o custo médio é de R$ 4,62 por km rodado, logo seria necessário 44 passageiros para que a linha não desse prejuízos, e repito para ir e voltar ao terminal central. Se o ônibus que atende a linha tem em torno de 36 assentos, todos ocupados, mais a lotação dos passageiros de pé (pois sempre estão lotados), é claro que muito mais de 44 passageiros embarcam nesse trajeto. 
A impressão que fica é que não estão mostrando realmente nas planilhas os custos do transporte coletivo.
Nem tudo que reluz é ouro, diz o velho ditado, só que os "amarelinhos" reluzem e se transformam em minas de ouro para os empresários do transporte coletivo em Londrina.
Se o Prefeito permitir teremos o transporte coletivo mais caro do país. É justo?

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