sábado, 9 de maio de 2015

BLOG LITERATURA : NO MEU TEMPO DE ESCOLA...ESCREVE LÉO PIRES !!!



05/05/2015 -- 00h00

NO MEU TEMPO DE ESCOLA

Arquivo FOLHA
 
Léo Pires, nascido em Rio Grande (RS), em 1941, estudou durante toda sua infância na cidade. Mais tarde, foi fazer faculdade de Engenharia Agronômica na cidade de Pelotas, a 50 km de onde morava. Já formado, em 1974, ingressou para a equipe da Embrapa, em Brasília, trabalhando como pesquisador em Fitopatologia, ou seja, doenças de plantas e, no ano seguinte, na Embrapa Soja, em Londrina. Como fã da literatura de Monteiro Lobato desde criança, sempre teve muitos exemplares de livros do autor. No ano de 1982, começou a dar palestras em escolas de Londrina e região falando sobre a vida e obras de Lobato, o que faz até hoje. Atualmente, o pesquisador integra a Academia de Letras, Ciência e Artes de Londrina, na cadeira número 10, cujo patrono é o escritor Lobato. Há seis anos, faz parte do projeto "Encontro Literário com Monteiro Lobato", realizado pela Cooperativa Integrada, que engloba distribuição gratuitas de livros e palestras.

O que você mais gostava de fazer na escola quando criança? Qual a melhor lembrança desse período de escola?

Tenho muitas lembranças, em especial, das professoras no antigo primário (hoje, o fundamental 1) e como elas nos incentivavam à leitura. Sempre chegava em casa com vontade de ler mais.

Havia alguma matéria que mais gostava?

Gostava de Ciências porque sempre fui muito curioso. Quando criança, colecionava insetos dentro de potes de vidro com álcool para ficar observando. A afinidade era tanta que virei engenheiro agrônomo mais tarde.

Você já ficou de castigo ou levou bronca do professor alguma vez? Como foi?

Não vou mentir que nunca levei bronca, mas não era um aluno bagunceiro quando criança. No entanto, na pré-adolescência, me meti em uma confusão com outros alunos e levei suspensão por três dias. As escolas eram rígidas na minha época.

O que você gostava de fazer na hora do recreio? Qual lanche levava para comer?

Geralmente ficávamos conversando sentados nos degraus do pátio: as meninas para um lado e os meninos de outro. Costumava levar pão com manteiga ou geleia para comer.

Você sentava em que lugar na sala de aula? Fazia muita bagunça ou conversava durante a aula?

Sempre busquei mais os lugares da frente pois gostava de prestar atenção na aula. Levava os estudos a sério, quase não conversava em sala.

Você era um bom aluno? Como eram suas notas?

Havia três alunos que se destacavam na minha turma e eu estava entre eles. Geralmente, ficava em segundo lugar na sala.

Qual livro de sua infância que você tem boas recordações?

Sem dúvidas, o livro que mais me marcou foi "Os Doze Trabalhos de Hércules", livro de Monteiro Lobato, em que a turma do Sítio do Picapau Amarelo viaja no tempo e vão até a Grécia Antiga para ajudar um herói da mitologia clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário