sexta-feira, 15 de maio de 2015

RELOJÃO DO EDIFÍCIO AMÉRICA ESTÁ PARADO E FAZENDO FALTA: QUANDO SERÁ ARRUMADO?


Por que será que um dos símbolos mais importantes de Londrina: Relojão
 está parado há dias? Isto é feio a empresa que usa o espaço para publicidade
deveria mantê-lo funcionando, pois faz muita falta para a cidade que olha 
pra cima para saber das horas. Que pena sempre visto com os ponteiros
parados de uns tempos para cá. Quando será arrumado?


Símbolos de Londrina. 

O brasão inspirado no Mercúrio, o deus do comércio, a entidade adotou uma nova marca, com uma linguagem moderna, forte e com múltiplas significações.  "Com a velocidade da comunicação, cada vez mais se percebeu a dificuldade de identificação imediata do brasão com os objetivos da ACIL de oferecer serviços com tecnologia e processos atualizados", diz.  Várias associações comerciais e industriais espalhadas pelo País adotam a mesma sigla e, com isso, as logomarcas acabam ficando muito semelhantes, não só pelas letras, mas também na forma e nas cores. O que fizemos foi fugir disso." Foram pesquisados os principais referenciais e os ícones que identificam diretamente a Cidade e chegou-se à Catedral, ao Edifício América e seu grande relógio e à Concha Acústica. Também entraram como referências a fachada do Museu Histórico de Londrina e a cobertura da Rodoviária da Cidade. 

O Edifício América e o Relojão compõem um dos maiores símbolos do desenvolvimento econômico de Londrina e do Norte do Paraná. Pelas corretoras de café instaladas no prédio passou a maior parte da riqueza gerada pelos pioneiros nas lavouras da região. O edifício ajudou a transformar Londrina na Capital Mundial do Café, porque concentrava uma parcela expressiva do produto comercializado em todo o planeta. Aliás, ainda hoje há corretoras em atividade no prédio que comercializam a produção de outras regiões. As duas estruturas estão representadas na logomarca no arranjo montado com as letras I e L, no qual o vazio entre elas forma o corpo do prédio e o quadrado vermelho complementa o quadro, formando o relógio. 

Concha Acústica foi e é palco de manifestações culturais, de integração e perpetuação de costumes e tradições dos diversos povos que aqui se instalaram a partir da década de 1930, quando o pequeno lugarejo era apenas ponto de partida para pioneiros e desbravadores que começam vida nova na região. Muitos acabaram ficando e ajudaram a transformar o vilarejo na terceira maior cidade do Sul do País. O formato de semicírculo da Concha está representada na marca pela letra C, que tem também influência da forma da cobertura da Rodoviária de Londrina. A letra A da palavra ACIL remete a dois ícones de grande importância para o município, a Catedral e o Museu Histórico. Suas coberturas, vistas de frente, formam a parte externa do A; um quadrado vermelho conclui a letra, representando as portas principais das duas grandes estruturas. A tipografia, ou seja, o formato das letras, também teria que ser moderna. Foi escolhida uma tipografia limpa e na nova marca as letras da palavra ACIL formam uma linha sobre uma base retangular e dão a ideia de continuidade, de solidez. "O retângulo passa uma visão de sustentação", esclarece Neto.
Fonte: Katia Baggio Especial para a ACIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário