quinta-feira, 23 de julho de 2015

MAIS UM "JEITINHO BRASILEIRO" DE ARRANCAR DINHEIRO: SIMULADOR PARA SE TIRAR A CARTEIRA DE MOTORISTA


Simulador vai ser obrigatório a partir de 31 de dezembro nas autoescolas


FACEBOOK





Lembra daquela resolução que obrigava a autoescola a ter um simulador para o aluno tirar a carteira de motorista? Pois é, esse assunto voltou. E o simulador vai ser obrigatório a partir de 31 de dezembro.
Aprender na rua e também pelo computador. É a volta do simulador de direção veicular. “Não chega assim sem a noção. Então a diferença é bem legal”, destaca uma aluna.
É a terceira decisão do Conselho Nacional de Trânsito sobre o assunto. Em 2012, o Contran decidiu pela obrigatoriedade. No ano passado, suspendeu a decisão. E, agora, o simulador voltou e será obrigatório a partir de 31 de dezembro.
O aluno vai precisar fazer 25 horas de aula prática: 20 no carro, quatro à noite, e cinco horas no simulador, uma delas no modo noturno.
O simulador reúne o maior número possível de situações para o motorista. Tem direção à noite, tem que ligar o farol. Na chuva, acionamos o limpador de para-brisa. A subida exige o controle de embreagem, senão o carro morre. Tudo para sair dali e chegar no trânsito mais preparado e até mais confiante, antes de dar a partida num carro de verdade.
O equipamento custa cerca de R$ 40 mil. Novos motoristas de carros de passeio terão que passar pelo simulador. Para os outros, é opcional. A retomada do simulador dividiu especialistas.
“Tanto quanto um piloto de Boeing. Ele não vai pilotar um Boeing antes de passar pelo simulador, então a importância está aí, em pode fazer os testes sem comprometer a segurança de ninguém”, avalia Paulo Cesar Marques, professor de engenharia de tráfego – UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário