quinta-feira, 27 de agosto de 2015

BLOG HISTÓRIA : DAS MATAS VIRGENS DO NORTE DO PARANÁ SURGE A PORTENTOSA LONDRINA!




Uma terra  privilegiada pela natureza, dotada de clima inigualável e salubre. Uma terra roxa de primeira qualidade. Assim eram qualificados os lotes de 10 alqueires para cima, comercializados em Londrina pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, em 1931. Os materiais de divulgação da época traziam a imagem de um milho gigante em um cafezal novo, a informação sobre a existência de terrenos planos, sem montanhas, saúvas e pedreiras, com água boa, corrente e ligados à estrada de rodagem. Era o negócio de oportunidade para quem, como bem dizia um dos fôlderes criados pelos ingleses, queria "construir lar e formar em pouco tempo o seu futuro".

Abertura de estrada no início de Londrina: primeiras demarcações de lotes datam de 1932 (Crédito: Cypriano Manoel / Acervo Museu Histórico de Londrina)




  • Casa Comercial Alberto Koch, década de 1930 (Crédito: Theodor Preising / Acervo Museu Histórico de Londrina)




Quem diria que este povoado da década de 30 se transformaria nesta Grande Londrina dos nossos dias...

   

 Localizada no Estado do Paraná, a cidade de Londrina nasceu de um projeto de urbanização iniciado pelos ingleses nos anos trinta para ser a nova casa de brasileiros de outras regiões e imigrantes de diferentes nacionalidades. Alçada à condição de município em 10 de dezembro de 1934, Londrina é considerada uma cidade jovem.

Com uma população superior a 543 mil habitantes1 , ocupa a quarta posição entre as maiores cidades da Região Sul do Brasil. Em reconhecimento da sua força regional, o Governo Estadual instituiu a Região Metropolitana de Londrina (RML), hoje formada por 17 municípios e mais de 1.000.000 de habitantes2. Segundo o documento State of the World’s Cities (2012-2013), produzido pela Organização das Nações Unidas3, Londrina será em 2025 a principal metrópole do interior do Brasil, graças a altas taxas de crescimento populacional.
Londrina também é uma referência para outros 2 milhões de pessoas que vivem em cerca de oitenta municípios vizinhos, por oferecer uma ampla rede de serviços de alto nível nas áreas de saúde e educação, além de possuir uma cena cultural rica e vibrante com forte tradição na música, no teatro e na dança.

De acordo com o IBGE, 

Londrina ocupa a 45a posição no ranking4 das 100 cidades brasileiras com maior PIB - Produto Interno Bruto, sendo também uma das melhores cidades do Brasil para construir carreira profissional.
A cidade realiza, há mais de 50 anos, uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina, que movimenta cerca de 400 milhões de reais com mais de 500 mil visitantes. Em relação ao potencial de consumo de sua população, Londrina está na 42aposição do ranking nacional e na 2a colocação no Estado do Paraná, segundo a pesquisa IPC Maps 20145.
A infraestrutura viária interliga Londrina a todas as regiões do Estado, sendo inclusive rota obrigatória para quem vem do interior dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul fazer compras, estudar, realizar exames clínicos ou tratamento de saúde. Seu aeroporto recebe anualmente mais de 1 milhão de passageiros6, sendo um dos mais movimentados do interior do Brasil.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário