A chuva caiu forte em Londrina entre a note de segunda-feira e manhã desta terça. Segundo o serviço de meteorologia do Iapar o acumulado a partir das 9 horas de ontem até as 9 horas de hoje foi de 56,5 milímetros. O índice de chuvas registrado em 24 horas é quase metade do esperado para todo o mês de setembro, que é de 119 milímetros. As ruas ficaram alagadas, principalmente nos locais de bueiros entupidos por sujeira deixada no chão.
De acordo com a agrometeorologista do Iapar, Ângela Beatriz Costa, os números são característicos da mudança de estação. “Estamos próximos da chegada da primavera, quando chove mais do que no inverno. A sensação de que é muita chuva ainda acaba reforçada porque agosto é o mês mais seco do ano em Londrina. De repente, em um dia chove quase o dobro do mês passado inteiro”, disse. Os dados diários do Iapar mostram que em agosto choveu 33,2 milímetros, volume abaixo dos 49 milímetros esperados para aquele mês.
Uma massa de ar seco predominou sobre a região por boa parte de agosto. No início de setembro, uma frente úmida conseguiu enfraquecer o sistema e possibilitou a formação de nuvens de chuva. Sem enfrentar grande resistência, uma frente fria avançou sobre Londrina desde domingo e trouxe bastante chuva, vento e trovoadas. As rajadas de vento chegaram a 80km/h, segundo dados do Instituto Simepar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário