Certamente que os comerciantes não vão gostar da ideia. Imagine ficar um dia sem vender nada?
Seria bem legal que se marcarmos um dia , além de não comprar nada, poderíamos fazer uma reflexão sobre os impactos sociais e ambientais dos nossos hábitos de consumo.
Os atuais padrões de consumo são insustentáveis do ponto de vista ambiental e injustos socialmente, já que a grande maioria da população é privada do acesso a bens e serviços essenciais para uma vida digna, afirma a campanha.
Este dia já existe e foi criado em 1993 pela organização canadense Adbusters (www.adbusters.org/campaigns/bnd — em inglês), o evento, atualmente, mobiliza pessoas em dezenas de países no mundo todo.
O chamado “Buy Nothing Day”, em inglês, também é realizado para apoiar a reflexão sobre consumismo. Não se propõe o regresso à Idade da Pedra nem que todos os dias sejam dias sem consumo. Mas quer uma reflexão sobre os atuais padrões de consumo.
Por isso estabelece como tarefas urgentes:
1) consumir menos;
2) informar-se sobre a origem dos produtos – como e por quem foram produzidos;
4) pressionar as grandes empresas a co-responsabilizarem-se pelos impactos provocados.
2) informar-se sobre a origem dos produtos – como e por quem foram produzidos;
4) pressionar as grandes empresas a co-responsabilizarem-se pelos impactos provocados.
Senhores seguidores do Blog do Osvaldo que tal pensarmos nisto?
a) Um dia sem comprar nada
b) Um dia sem andar de veículos próprios
c) Um dia de reflexão sobre consumismo
d) Um dia de não ida aos mercados
e) Pensar em coisas supérfluas que compramos
Neste dia teríamos um dia diferente:
a) Reunir a família pra conversar
b) Desligar-se da televisão e internet
c) Repensar a vida e diminuir o consumo
e) Pensar no amor para melhorar a família
Nenhum comentário:
Postar um comentário