sábado, 21 de novembro de 2015

DIA MUNDIAL DA HOMEOPATIA>>>> O QUE É ISTO?


DIA DA HOMEOPATIA NO BRASIL


O que é Homeopatia?
O termo homeopatia vem do grego "homoios-pathos" (sofrimento semelhante). É a doutrina que prega a cura de doenças pela administração de substâncias que aplicadas num indivíduo são, geram sofrimento semelhante ao do paciente, semelhante à doença. Foi criada pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann. Em 1775 ele estudava medicina. Se formou em 1779. A medicina naquela época era muito agressiva e precária. Descontente com a medicina em uso em sua época ele publica, em 1810, sua principal obra, o livro Organon que possui toda a base da homeopatia, experimentada por ele próprio.
COMO SURGIU NO BRASIL
Em 21 de novembro de 1840,  a bordo da barca Eole, chegou ao Rio de Janeiro, Jules Benoit Müre. Francês, nascido a 4 de maio de 1809, natural de Lyon, vinha com o objetivo de fundar, no Brasil, uma colônia societária. Dr. Jules Benoit Müre, para nós “Bento Müre”, formado em Medicina pela Escola de Montpellier, tinha um passado ligado à Homeopatia. Foi curado de um processo pulmonar pelo Conde Dr. Sebastião Des Guidi, introdutor da Homeopatia na França e discípulo de S. Hahnemann, então Mure prometera, como gratidão à cura obtida, ser um “fiel propagador da Homeopatia”. Foi recebido pelo Imperador Pedro II, que ouviu seu projeto e partiu para Santa Catarina, com destino a Itajaí e São Francisco a fim de escolher um local para sua colônia. Porém, a colônia do Saí foi um fracasso, mesmo assim se ligou à história da Homeopatia no Brasil, uma vez que, neste local, foram instalados o “1° Instituto Homeopático” e a 1ª Escola Homeopática do Brasil. Em 10 de dezembro de 1943, os Drs. Bento Müre e Vicente José Lisboa fundaram no Rio de janeiro o “Instituto Homeopático do Brasil”, deste Instituto, originou-se o IHB, fundado a 2 de julho de 1859. Mure voltou à França, em 1848, faleceu, no dia 04 de março de 1858, com apenas 49 anos de idade.

A homeopatia emprega mais de dois mil remédios diferentes, extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais. 
Os principais remédios homeopáticos têm suas características fundamentais. Quando não for possível encontrar um medicamento que apresente exatamente a sintomatologia buscada, pode-se usar aquele que mais se aproxima das características do doente a ser tratada. Nos casos mais complexos, no entanto, é essencial ouvir a opinião de um médico homeopata experiente. Para os casos simples e corriqueiros, como resfriados, gripes, pequenas inflamações, cólicas, etc., pode-se escolher um ou mais remédios e aplicá-los independentemente de um maior aprofundamento na questão da individualização pormenorizada do medicamento


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/1106/os-principais-remédios-homeopaticos#ixzz3s80sOI2l

Nenhum comentário:

Postar um comentário