Oração pela criança
A Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC) promove ainda outras duas ações voltadas para o bem-estar da infância: oficinas de educação ética - "Aprender a viver juntos" - e o Dia Internacional de Erradicação da Pobreza, celebrado no dia 17 de outubro.
Já é de conhecimento que o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é data oficial instituída por lei municipal em Curitiba (PR), Conceição do Araguaia (PA) e Pitangui (MG).
As iniciativas das tradições religiosas utilizam como referência o cumprimento de direitos da criança descritos nos princípios da Declaração dos Direitos da Criança proclamada em de 20 de novembro de 1959.
Com base na apresentação destas iniciativas, a celebração do Dia de Oração e Ação pela Criança é uma oportunidade para definir estratégias de como superar os desafios que envolvem as crianças. Portanto, junto com as atividades recreativas e culturais para as crianças, o Dia de Oração e Ação congrega as tradições religiosas para conhecer o que foi desenvolvido, aprender uns dos outros e definir estratégias ou uma agenda comum durante o ano.
Durante as reuniões de organização do Dia de Oração e Ação ao longo do ano, as tradições religiosas buscaram mapear e conhecer as entidades e projetos das tradições religiosas voltadas para o enfrentamento das questões que envolvem as crianças em situação de vulnerabilidade. Um questionário pode ser utilizado para facilitar este mapeamento. No dia 20 de novembro, os compromissos para atuação conjunta, ou em rede, podem ser formalmente assumidos diante das crianças.
Saiba mais sobre como organizar o Dia de Oração e Ação por meio do Dicas 55.
São deveres da Família, da Sociedade e do Estado:
• Assegurar à mãe pré-natal e conhecimento para cuidar da criança.
• Registrar a criança depois do nascimento.
• Proteger a criança contra a discriminação.
• Defender os interesses da criança em primeiro lugar.
• Respeitar a responsabilidade dos pais e familiares.
• Assegurar condições para sobrevivência e desenvolvimento saudável da criança.
• Garantir a convivência familiar e comunitária com o fortalecimento de vínculos.
• Combater o tráfico de crianças para exterior.
• Proteger contra a violência, exploração, abuso sexual e uso de drogas.
• Assegurar educação com qualidade.
• Propor políticas contínuas de saúde com prevenção e tratamento das doenças.
• Oportunizar autonomia e participação da criança com deficiência.
• Aplicar o Atendimento Sócio Educativo (Sinase) para atos infracionais.
• Proteger a criança contra a discriminação.
• Defender os interesses da criança em primeiro lugar.
• Respeitar a responsabilidade dos pais e familiares.
• Assegurar condições para sobrevivência e desenvolvimento saudável da criança.
• Garantir a convivência familiar e comunitária com o fortalecimento de vínculos.
• Combater o tráfico de crianças para exterior.
• Proteger contra a violência, exploração, abuso sexual e uso de drogas.
• Assegurar educação com qualidade.
• Propor políticas contínuas de saúde com prevenção e tratamento das doenças.
• Oportunizar autonomia e participação da criança com deficiência.
• Aplicar o Atendimento Sócio Educativo (Sinase) para atos infracionais.
Toda criança tem direito à vida e precisa de:
• Amor, atenção e cuidado dos pais e familiares.
• Condições para o desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social.
• Oportunidade para uma crença.
• Tempo para descansar e brincar livremente.
• Cultura e arte.
(Adaptação dos princípios da Convenção dos Direitos da Criança).
• Condições para o desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social.
• Oportunidade para uma crença.
• Tempo para descansar e brincar livremente.
• Cultura e arte.
(Adaptação dos princípios da Convenção dos Direitos da Criança).
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