A testosterona é um dos hormônios mais importantes do homem e é produzida em grande parte no testículo. Para se ter uma ideia, é ela quem faz o feto do sexo masculino se diferenciar do feminino, antes do nascimento.
Tem influência em muitas funções físicas, mentais e sexuais. Foi por causa deste hormônio que sua voz começou a ficar grossa na puberdade, sua barba cresceu e houve uma distribuição de pêlos no tórax e no genital. É a testosterona também que ajuda manter a massa muscular e o tecido ósseo durante toda a vida.
Enfim, a testosterona é o hormônio “masculinizador“, mas que também age consideravelmente na libido e influencia muito no humor.
Como acontece a perda de testosterona.
A diminuição dos níveis de testosterona faz parte do processo de envelhecimento, mas, ao contrário do que muita gente pensa, a deficiência de testosterona pode se apresentar em qualquer idade por várias razões, como uso de alguns medicamentos, obesidade, doenças hepáticas, diabetes e depressão.
A falta deste hormônio no organismo pode levar a diminuição do desejo sexual, impotência, letargia ou perda de energia, diminuição da massa muscular e perda de pêlos do rosto e do corpo.
A partir dos 30 anos de idade o nosso corpo diminui naturalmente a produção de hormônios em nosso corpo, tendo na reposição hormonal, neste caso, a Testosterona, a solução para estes problemas congênitos, doenças, estresse e efeitos colaterais de certos medicamentos. Vale frisar que a maioria da testosterona produzida em laboratório utilizada neste tratamento é feitas a partir de vegetais como soja e inhame. A reposição hormonal pode ser feita por meio de injeções, adesivos ou via oral. Portanto é necessário verificar com seu médico se a terapia com testosterona é ideal para você, bem como, estudar bem sobre este polêmico assunto, pois outros especialistas afirmam que o uso desregular da testosterona pode estimular o desenvolvimento de outras doenças, como; câncer de próstata e problemas cardíacos.
AJUDE A ELEVAR SUA TESTOSTERONA
A quantidade de testosterona varia de homem para homem de acordo com vários fatores, sendo o genético o principal. Assim como também a sua perda ao longo do tempo. Enquanto não se comprova a eficácia da terapia hormonal nos homens, pode-se tentar maneiras naturais de elevar a produção natural de testosterona ou ao menos mantê-la no máximo. Seguem algumas dicas:
1 – EXERCITE-SE!
A prática de atividades que exigem muito esforço físico como a musculação. Com treinos que combinem 100% de esforço e intensidade ajudará na produção de testosterona.
2 – TOME SOL
Não é à toa que no verão a libido sexual aumenta. Pesquisas comprovaram que durante o verão a testosterona aumenta devido ao fato dos ciclos de luz e escuridão durante o dia. Além de aumentar os níveis de produção de vitamina D.
3 – MENOS SOJA
Consuma menos soja, pois ela aumenta os níveis de estrogênio (principal hormônio feminino), o que interfere de forma negativa sobre os níveis de testosterona.
4 – BEBA MENOS (álcool)
O excesso de álcool no organismo possui um efeito drástico em baixar os níveis de testosterona. Evite exagerar na dose, ou se possível, não beba.
5 – COMA MAIS HORTALIÇAS
Alguns vegetais como brócolis, couve-flor, rabanetes e couve ajudam a combater o estrogênio, ajudando a elevar os níveis de testosterona.
6 – MENOS ESTRESSE
Procure relaxar e não ficar nervoso com facilidade. Ao se estressar você libera o cortisol, um hormônio altamente catabólico que irão derrubar seu nível de testosterona.
7 – MAIS SEXO
Ao praticar sexo se estimula a liberação de hormônio oxitocina que por sua vez liberam mais endorfinas naturais (químicos estabilizadores do humor) na corrente sanguínea. O levará o corpo a um relaxamento intenso e propício ao sono. Todo o processo ajuda a aumentar a testosterona.
8 – BOM SONO
Por fim, o que citamos acima, uma boa noite de sono que irá contribuir para manter seu nível de testosterona em dia.
Tente aplicar à sua rotina de vida ações saudáveis como essas citadas e você irá se manter mais disposto sem precisar da reposição de testosterona antes da hora.
Tente aplicar à sua rotina de vida ações saudáveis como essas citadas e você irá se manter mais disposto sem precisar da reposição de testosterona antes da hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário