sábado, 26 de março de 2016

HORÁRIO DE VERÃO, MADRUGADA DE DOMINGO, ADIANTAR UMA HORA AOS RELÓGIOS!


Pensou ser no Brasil?... Não em Portugal!
Os dias pequenos do Inverno estão a chegar ao fim. Na madrugada deste domingo, vamos adiantar uma hora aos nossos relógios. Isto significa que em Portugal Continental e na Madeira à 1h, passamos para as 2h. Nos Açores, a mudança é feita à meia-noite de sábado para domingo.
Até Outubro, passaremos a ter os dias mais compridos. É o início do horário de Verão, com o amanhecer a chegar mais cedo e o anoitecer mais tarde.
Na Europa, praticamente todos os países mudam a hora. Só a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia não adiantam os relógios uma hora no próximo domingo, tal como não os atrasam em Outubro.
Já no continente africano a hora é inalterável na maior parte dos países. Marrocos, Namíbia e Sara Ocidental têm dois horários, mantendo-se o resto do continente inalterado, o que também acontece com a Ásia, onde apenas cinco países mexem nos relógios: Irão, Israel, Jordânia, Líbano e Síria.
Na Oceânia, Austrália, Nova Zelândia, Fiji e Samoa têm horários de Verão e de Inverno, à semelhança do que acontece em grande parte dos países da América do Norte e do Sul.
A mudança da hora surgiu “na altura da Primeira Guerra Mundial, numa época em que o consumo energético teve de ser redireccionado para o consumo de guerra e a população civil sentiu restrições no aquecimento e na iluminação”, como nos explicou no ano passado o director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Rui Agostinho. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário