Segundo os pesquisadores Paul Kelley, Steven W. Lockley, Russell G. Foster e Jonathan Kelley, das universidades de Oxford e Harvard, os adolescentes estão sendo biologicamente condicionados a acordarem em horários cedo demais. Para os acadêmicos, as aulas de adolescentes de 16 anos deveria começar entre 10h e 10h30, e as dos jovens de 18 anos, entre 11h e 11h30.
As sugestões são baseadas em experiências realizadas em diversas escolas nos Estados Unidos. Os pesquisadores ressaltam que dormir mais, no caso dos adolescentes, é uma necessidade biológica, não preguiça.
No estado da Carolina do Norte, por exemplo, os alunos da oitava série cujas aulas começaram uma hora depois do que o normal tiraram notas mais altas nas provas. E quando o sistema escolar da cidade de Minneapolis, no Minnesota, alterou o horário de início das aulas de 7h15 para 8h40, os estudantes não só adoraram a mudança como mostraram uma melhora de comportamento, humor, desenvolvimento e presença. Neste caso, até os pais ficaram felizes: 92% deles afirmaram que seus filhos começaram a se comportar melhor a partir do momento que não precisavam mais acordar tão cedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário