By Katia Dutra para o blog Comunicando para Refletir
A palavra “Estatística” vem do alemão “Statistik”, criada pelo cientista Schmeitzel, a partir do latim statisticum, que significa analisar, verificar. Atualmente, a estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que nos permite planejar, processar e analisar informações.
O uso da Estatística remota aos 3000 a.C., quando os babilônios já faziam uma espécie de Censo. O imperador César Augusto pedia o Censo do Império Romano para cobrar mais impostos à população e auxiliar no alistamento militar.
Em terra brasileiras, o primeiro contato registrado com bancos de dados estatísticos remota ao período imperial. Nessa época existia apenas um órgão regulamentador de estatística, a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871. Com a instauração da República, o governo precisou levantar mais informações sobre a população brasileira, assim, surgiram os registros civis de nascimento, casamento e óbitos.
Em 1934, com a ascensão de Getúlio Vargas ao governo, o Departamento Nacional de Estatística deu lugar ao Instituto Nacional de Estatística (INE), que iniciou suas atividades apenas no dia 29 de Maio de 1936. Essa data determina a comemoração do Dia do Estatístico. Em 1937, o Conselho Brasileiro de Geografia incorporou o INE e passou a entidade passou a se chamar
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Estatística: profissão do futuro
Cada vez mais as empresas percebem a importância da área de Inteligência de Mercado (ou Business Intelligence) para manter sua competitividade. Dessa forma, a demanda por profissionais formados em Estatística tem crescido progressivamente. Os profissionais da área trabalham com importantes ferramentas de análise que permitem avaliações objetivas, claras e fundamentadas a respeito de seus produtos, serviços e do comportamento de seu público-alvo.
MERCADO DE TRABALHO
Com o rápido avanço das tecnologias, as empresas precisam buscar soluções e alternativas rápidas para alavancar suas vendas e suas relações com os públicos de interesse. Coleta de informações, análises de micro e macroambiente, definição de perfis etc são necessidades de qualquer empresa que quer se manter competitiva. Assim, a diversidade de atuação dentro do mercado de trabalho é um dos atrativos para quem trabalha com estatística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário