Dieta líquida pode ser uma esperança para reverter o diabetes Robert Ormerod/The New York Times/NYTNS
Tutty, 57 anos, conseguiu se livrar do diabetes ao participar de estudo
Foto: Robert Ormerod/The New York Times / NYTNS
Muitos especialistas acreditam que o diabetes tipo 2 é incurável e que piora com o tempo, mas uma nova pesquisa sugere a possibilidade de que mudanças drásticas na dieta possam reverter a doença em algumas pessoas.
Há pouco tempo, um estudo clínico feito na Inglaterra analisou os efeitos de uma alimentação estritamente líquida em 30 pessoas que viviam com diabetes tipo 2 há até 23 anos. Quase metade apresentou remissão que durou seis meses após o fim da dieta. Embora a pesquisa tenha sido pequena, a descoberta oferece esperança aos milhões que ouviram que terão de viver com a enfermidade incurável.
Leia mais:
– Essa é uma mudança radical em nossa compreensão do diabetes tipo 2. Se pudermos divulgar a mensagem de que essa é uma doença reversível, que você não precisará mais tomar remédios, nem esperar em consultórios médicos, nem gastar muito com a saúde, trata-se de um grande fator motivador – diz Roy Taylor, professor da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e principal autor da pesquisa.
Não é a primeira vez que as pessoas reverteram o diabetes tipo 2 ao emagrecer bastante logo após um diagnóstico. Estudos também demonstraram que indivíduos obesos que fizeram cirurgia bariátrica costumam ver com frequência o problema sumir, antes mesmo de perderem muito peso.
Já o novo estudo, publicado no periódico Diabetes Care, provou que a reversão após a dieta pode continuar por pelo menos seis meses desde que o paciente não engorde, mesmo os que apresentavam a doença há muitos anos.
Os pesquisadores acompanharam os participantes depois que eles completaram uma dieta de oito semanas – composta de milk-shakes pouco calóricos – e voltaram a se alimentar normalmente. Seis meses depois, quem teve remissão imediatamente após a dieta continuava livre do diabetes. Embora a maioria dos que reverteram a doença a tivesse há pelo menos quatro anos, alguns eram diabéticos há mais de oito.
Cinco anos atrás, quando o norte-americano Allan Tutty, 57 anos, descobriu que tinha diabetes tipo 2, perguntou aos médicos se havia cura.