"Espere um minuto", Sócrates respondeu. "Antes de me dizer qualquer coisa eu gostaria que você fizesse em um pequeno teste. É o chamado 'Teste do Filtro Triplo''.
"Filtro Triplo?"
"É isso mesmo", continuou Sócrates. "Antes de falar comigo sobre o meu amigo, pode ser uma boa ideia que você tire um momento para filtrar o que você vai dizer. O primeiro filtro é a Verdade. Você está absolutamente certo de que o que vai dizer-me é verdade?"
"Não", o homem disse: "Na verdade eu acabei de ouvir que..."
"Tudo bem", disse Sócrates. "Então, você realmente não sabe se é verdade ou não. Agora vamos tentar o segundo filtro, o da Bondade. O que você está prestes a me dizer sobre o meu amigo é algo bom?"
"Não, muito pelo contrário..."
"Então", continuou Sócrates, "Você quer me dizer algo ruim sobre ele, mas não tem certeza se é verdade. Você ainda pode passar no teste, porque há um terceiro filtro disponível: o da utilidade. O que você quer me dizer sobre o meu amigo vai ser algo que eu possa usar para beneficiar o mundo?"
"Não, não muito."
"Bem", concluiu Sócrates, "Se o que você quer me dizer não é verdadeiro, nem bom, nem útil, por que quer dizer isso para mim?"
O homem olhou para ele e, sem dizer nenhuma palavra, foi embora desanimado.
É por isso que Sócrates era um grande filósofo, muito estimado por todos.
Isso também explica porque ele nunca descobriu que seu melhor amigo estava dormindo com sua esposa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário