domingo, 8 de janeiro de 2017

BLOG FILOSÓFICO: CONHECER E PENSAR NÃO SIGNIFICA CHEGAR A VERDADE!




A Última Ceia

La Última Cena (A Última Ceia) é um famosa pintura realizada por Salvador Dalí em 1955. Pintura a óleo sobre tela, mede 167 cm de altura e 268 de largura e está na Galeria Nacional de Arte de Washington DC. Essa obra causou polêmica quando apresentada ao público, pois a imagem de Dali como artista irreverente e provocador não combinava com o tema religioso. Alguns críticos a denunciaram como banal, enquanto outros acreditam que Dali conseguiu dar mais vida à imagem tradicional da devoção. Jesus e seus 12 apóstolos estão reunidos numa sala modernista envidraçada. Os apóstolos, com as cabeças baixas, ajoelham em torno de uma grande mesa de pedra, suas formas sólidas contrastam com a transparência de Cristo. Sobre a cena, paira misteriosamente a imagem de um homem com os braços abertos, como se abençoasse o grupo ali reunido, talvez tendo alguma relação ao espírito santo. Dali construiu este quadro surrealista baseando-se nos estudos de Leonardo da Vinci (que pintou a mais famosa das Santas Ceias). Esta obra é uma representação moderna da famosa A Última Ceia de Leonardo da Vinci.
<br>
<br>
Palavras-chave: Dali, Leonardo, Da Vinci, ceia, religião, pintura, surrealismo, arte, estética
La Última Cena (A Última Ceia) é um famosa pintura realizada por Salvador Dalí em 1955. Pintura a óleo sobre tela, mede 167 cm de altura e 268 de largura e está na Galeria Nacional de Arte de Washington DC.

Daquilo que sabes conhecer e medir, é preciso que te despeças, pelo menos por um tempo. Somente depois de teres deixado a cidade, verás a que altura suas torres se elevam acima das casas.

                                                                  Friedrich Nietzsche
Conhecer... é comparar, é medir, é colocar todas as parte sem proporção para que, do conhecido, revele-se o que desconhecemos. A analogia com a beleza calcada na harmonia geral,
Também o conhecimento, a construção do universo, faz-se por essa proporcionalidade que estabelecemos nele e lhe confere elegância.
Medir... torna-se a primeira das tarefas do arquiteto e do cientista.


 SÃO SIGNIFICATIVAS AS FORMAS DE PENSAR...

As formas de Pensamento científico, tal como nós as conhecemos, não teriam sido possíveis sem as tecnologias de conhecimento. A escrita, a notação matemática, mas também as linguagens específicas de cada ciência e as tecnologias em que elas baseiam suas observações e suas manipulações experimentais são o formato do pensamento científico.



SEMPRE GOSTEI DE PAPO FILOSÓFICO. lI ESTA FRASE: "cONHECER E PENSAR NÃO É CHEGAR A VERDADE ABSOLUTAMENTE VERDADEIRA, MAS DIALOGAR COM A INCERTEZA ".( eDGAR MARIN ).



                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário