DOMINGO DE RAMOS.
Os católicos em várias comunidades de Londrina e outros lugares seguem a liturgia que apresenta dois momentos bem distintos:
- A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM, com a procissão de Ramos... num clima de alegria... como GESTO de FÉ e de COMPROMISSO.
- O INÍCIO DA SEMANA SANTA, com a Leitura da Paixão do Senhor, na missa, relembrando o caminho do sofrimento e da Cruz.
Dois momentos distintos da vida de Jesus: Triunfo e Humilhação. Jesus se apresenta em Jerusalém propondo a paz e recebe a violência...
O texto nos introduz no clima espiritual da Semana Santa. Não é apenas o relato dos fatos acontecidos com Jesus, mas o anúncio de um mundo novo de justiça, de paz e de amor.
Jesus passou pelos caminhos da Palestina "fazendo o bem" e anunciando um mundo novo de vida, de liberdade, de paz e de amor para todos.
Esse projeto libertador de Jesus entrou em choque com a atmosfera de egoísmo e de opressão que dominava o mundo. As autoridades políticas e religiosas sentiram-se incomodadas com a denúncia de Jesus: não estavam dispostas a renunciar aos mecanismos que lhes asseguravam poder, influência, domínio, privilégios. Por isso, prenderam e condenaram Jesus, pregando-o numa cruz.
A morte de Jesus é a consequência do anúncio do "Reino", que provocou tensões e resistências entre os que dominavam o povo. A morte de Jesus é o ponto mais alto de sua vida; é a afirmação mais radical de tudo aquilo que pregou: o dom total.
RAMOS VERDES, que hoje carregamos, recordam a saudação de acolhida do Povo a Jesus, ao entrar em Jerusalém.
Nós também queremos saudar a vida que ele trouxe e a misericórdia que encontramos em seu bondoso coração.
Assim vamos caminhando na estrada de Jesus...
Nenhum comentário:
Postar um comentário