Curitiba é a 3ª cidade mais procurada para eventos e negócios no Brasil, diz pesquisa
Argentina, Estados Unidos e Paraguai foram os principais países de onde saíram pessoas interessadas na cidade em 2016, segundo levantamento do Ministério do Turismo.
Por G1 PR
25/08/2017 17h24 Atualizado há menos de 1 minuto
Segmento movimentou 32,5% dos visitantes internacionais que visitaram a cidade no ano passado (Foto: Nani Góis/SMCS)
Curitiba é a terceira cidade brasileira com maior procura de estrangeiros para negócios ou eventos, de acordo com pesquisa divulgada na quinta-feira (24) pelo Ministério do Turismo. As líderes do ranking são São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.
O segmento motivou 32,5% dos visitantes internacionais que visitaram a cidade no ano passado, ainda de acordo com o levantamento. Argentina (12,2%), Estados Unidos (11,6%), Paraguai (10,9%) e Alemanha (7,2%) foram os principais países emissores.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, ressalta que, desde o início do ano, a prefeitura já promoveu 31 capacitações em diferentes setores do mercado, como atendentes do disque-turismo, taxista, entre outros. “A ideia é que a cadeia de serviços esteja preparada para bem receber o turista”, explica.
O Instituto também tem um setor especializado em atender realizadores de eventos, uma forma de facilitar a produção de congressos, simpósios, conferências e shows na cidade.
Bem colocada
Curitiba também está entre as dez cidades brasileiras que mais realizaram eventos internacionais, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês).
“A disponibilidade de centros de eventos e convenções de vários portes e a grande oferta de hospedagem são indicativos deste posicionamento privilegiado da capital paranaense no ranking do turismo internacional no país”, comenta a diretora substituta da Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do MTur, Gilce Battistuz.
No ranking dos principais destinos de negócios no turismo internacional do país, segundo a pesquisa de Demanda Internacional do Ministério do Turismo, aparecem, depois de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Foz do Iguaçu, Salvador, Brasília e Florianópolis, nessa ordem. São Paulo e Rio de Janeiro concentram mais de 70% dos estrangeiros que estiveram no Brasil a negócios.
Negócios
Segundo a Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp), o turismo de negócios movimentou R$ 5,51 bilhões no primeiro semestre deste ano. O volume equivale a um aumento de 9,13% nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2016. O levantamento trata de informações dos segmentos de hotelaria, locação de veículos, companhias aéreas e outros serviços de lazer e eventos.
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