quinta-feira, 7 de setembro de 2017

BLOG SAÚDE: MANTEIGA OU MARGARINA... QUAL DELAS A MAIS SAUDÁVEL?


Por: Ana Carla Tolentino 07/09/2017 - 02:29/ Editado em 07/09/2017 - 07:55

                                                       Reprodução: Vix Saudável


Não há dúvidas que ambas são opções bem saborosas, afinal, um cineminha combina com pipoca com manteigae café da manhã com um pão revestido com margarina, porém, ambas em excesso não são saudáveis. Agora,responder qual delas é a escolha mais saudável para a saúde, não será algo simples de responder.
A manteiga é de origem animal e rica em gorduras saturadas e colesterol.
Já a margarina é de origem vegetal, porém contém gordura trans. Este tipo de gordura costuma ser feito pela indústria para dar cremosidade aos produtos e aumento em sua duração.
Obviamente que por conterem muita gordura, ambas são calóricas.
Mesmo a margarina sendo de origem vegetal, ela é alterada quimicamente, então, a dificuldade do corpo para sintetizá-la é aumentada, sendo assim, ela poderá se acumular nos vasos sanguíneos ou em órgãos importantes como o hepático, e não se pode esquecer de que a gordura trans tambémaumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom, potencializando os riscos cardiovasculares.
Diante de consumidores melhores informados, a indústria resolveu criar um processo, chamado de interesterificação, que retira a gordura trans da margarina, ficando o produto livre de gorduras trans ou saturadas, deixando a taxa de gorduras totais do produto a praticamente zero.
Essa mudança obviamente encareceu o produto e o deixou mais cremoso. O mesmo ainda poderá vir com um selo de aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Afinal, qual escolher a manteiga ou a margarina?
Entre as nutricionistas consultadas pela reportagem a manteiga foi à vencedora, por ser melhor digerida pelo corpo e por ser produzida de forma natural. Mas ela foi considerada a opção mais saudável para quem não tenha problemas de colesterol e desde que consumida com moderação. A medida ideal é a de apenas uma colher de chá por dia.
Para quem tenha o diagnóstico de doenças cardíacas ou colesterol, a melhor opção, sem a menor sombra de dúvida, será a margarina sem gordura trans, mesmo ela sendo produzida artificialmente, para evitar qualquer risco de agravamento das condições de saúde.
O ideal mesmo é o de somente fazer o uso da margarina com gordura trans em último caso.
Fontes: Rosana Perim, gerente de Nutrição do Hospital do Coração, Angélica Maurício, professora doutora em alimentos e nutrição da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e Letícia Fontes, nutróloga da clínica Medicina Integrativa em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário