Todos os médicos que iniciam sua profissão devem fazer um
juramento conhecido como “O Juramento de Hipócrates”.
Hipócrates foi um médico da Grécia antiga, que viveu entre
os anos 460 a 377 A.C., e até hoje é considerado o pai
da medicina ocidental.
Em tradução adaptada para o nosso idioma, o discurso de juramento é o seguinte:
Hipócrates observou que “Os obesos têm mais chance de morrer cedo do que os magros” e reconheceu que quem comia alimentos frescos de origem vegetal desenvolvia menos doenças.Seu principal tratamento era melhorar a alimentação dos pacientes.
Não importa a alimentação adotada; se for baseada em alimentos não industrializados, legumes e verduras coloridas e pouco açúcar é mais provável que a pessoa tenha boa saúde e viva mais tempo.
Um estudo realizado com mais de 7 mil participantes na Inglaterra constatou que quem adotou uma alimentação de estilo mediterrâneo era 30% menos propenso de sofrer um acidente vascular cerebral ou infarto do que quem seguiu uma dieta pobre em gordura. O vinculo entre comida e saúde tem a ver com a epigenética, o estudo de como o estilo de vida e o ambiente influenciam a expressão dos genes segundo o Dr. Kahn, os alimentos industrializados, ricos em açúcar, gorduras trans, gorduras saturadas de origem animal e substâncias químicas artificiais, podem ativar genes que provocam doenças e que, sem eles,talvez permanecessem adormecidos, também são pobres em nutrientes saudáveis que ativam genes protetores.
Todos adoramos levar as boas ao exemplo, mas exercício, andar é o melhor remédio, quem dá longas caminhadas adquire mais saúde. .
Na época de Hipócrates, muitos charlatões convenciam os doentes a se submeter a procedimentos perigosos, desnecessários e caros. “Mas Hipócrates acreditava que só se deveria lançar mão de um tratamento se houvesse provas decisivas de que seria útil”. Nestes tempos de medicina avançada, é muito difícil para os médicos não pedir exames, procedimentos e tratamentos, ainda que desnecessários, “costumo ressaltar para meus pacientes que nossa melhor ferramenta para diagnóstico é o tempo”, explica o Dr Katz. “Se não sabemos o que fazer, não façamos qualquer coisa”. os médicos tendem a pedir exames e procedimentos que podem até fazer mal. Por exemplo, uma dor nas costas costuma se resolver com remédios simples, como aplicações de gelo, calor, analgésicos de venda livre e exercícios leves.
Por isso é essencial que médicos e pacientes trabalhem juntos para evitar exames e medicamentos desnecessários. Se seu médico receitar remédios ao primeiro sinal de colesterol alto ou pressão elevada, sugira mudar a alimentação e praticar exercícios primeiro. Quando os médicos conversam com os pacientes olho no olho, não se trata de criar empatia. Algumas características faciais podem revelar pistas vitais para condições clínicas subjacentes. Se sua aparência sofrer estas mudanças, informe seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário