sábado, 16 de setembro de 2017

OS TESTES DE MÍSSEIS DA COREIA DO NORTE REPRESENTAM RISCOS PARA OS AVIÕES COMERCIAIS!



Chances são pequenas, mas, se um míssil falhar, seus detritos podem ser um perigo para aeronaves.




Por BBC

15/09/2017 13h42 Atualizado há 2 horas





Quando os mísseis da Coreia do Norte sobrevoam o Japão rumo ao Pacífico, eles passam pelo espaço aéreo internacional, acima de voos comerciais. Mas qual é o risco de um deles atingir um avião com civis?
Muitos se perguntam isso desde que Pyongyang passou a fazer lançamentos sem qualquer aviso prévio, o que fez o Japão passar a alertar seus cidadãos sempre que isso ocorre.
"Acabei de pousar em Osaka. Houve um anúncio sobre o lançamento de um míssil norte-coreano enquanto estava no avião", escreveu um passageiro no Twitter, identificado como mi-ho.
As chances de ocorrer um incidente são pequenas, mas especialistas concordam que o risco existe.
"Se um avião comercial fosse atingido, a pressão por uma resposta militar dos Estados Unidos e seus aliados seria muito, muito grande", alerta Vipin Narang, professor e especialista em segurança no sul da Ásia do Massachussets Institute of Technology (MIT).


Ele diz que esse cenário é bastante improvável, mas ainda assim pode ocorrer e ser um "caminho para a guerra".
Como pode dar errado
"Esses mísseis representam um risco para voos comerciais", concorda Ankit Panda, editor da revista The Diplomat, publicação especializada em relações internacionais com foco na região da Ásia-Pacífico.
A Coreia do Norte não anuncia seus testes, o que significa que ocorrem sem que se saiba a trajetória do míssil. Normalmente, países emitem alertas com antecedência em casos assim para que empresas aéreas e navios saibam quais áreas evitar.
"É difícil determinar o risco de um incidente assim", diz Panda. "É muito baixo. No fim das contas, você está falando de dois objetos relativamente pequenos entrando em contato em um espaço tridimensional."



Mísseis exibidos durante parada militar em Pyongyang (Foto: KRT via AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário