sexta-feira, 27 de outubro de 2017

CRÔNICA DO OSVALDO : "ACEITANDO O QUE NÃO PODE SER MUDADO!"





A chuva cai e ontem a senti quando saí em direção às margens do Igapó. Começou com alguns pingos que batiam no meu boné e caía pelo rosto. Cheguei em casa totalmente molhado. Na tranquilidade de meu lar comecei a pensar. Chegam pensamentos à respeito de várias coisas. Há tantas coisas boas ao nosso redor e coisas prováveis, mas no meu mundo ilusório há coisas impossíveis de se tornar reais. Não que eu seja tão pessimista,  digam-me quais as minhas chances de ganhar na mega sena sem apostar. O único jogo que aposto é a tele sena , desde criança, e nada consegui.

Sou um sonhador de sempre, quem não precisa de sonhos para se apegar. Sonhos às vezes impossíveis. No final das contas, achei o x da questão: eu preciso aceitar e entender tudo aquilo que não posso mudar.  São Francisco de Assis tem uma frase que retrata bem isso e eu procuro mantê-la como uma sabedoria para a minha vida. Ele diz assim: 

"Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado... Resignação para o que não pode ser mudado... E sabedoria para distinguir uma coisa da outra."
Não sonho com o impossível... se as coisas estão politicamente erradas, o nosso país sofre, parece que a honestidade sumiu, os poderosos se tornaram semideuses... o que fazer meu Deus?
Será que as tentativas de voltar ao tempo para desfazer os meus pecados nunca darão certo? Não, não posso parar, sem condição de controlar o que passou. 

Nas muitas décadas em que vivi grandes lições aprendi. Se não fossem as milhares de dúvidas, a mente cheia, o coração vazio, a crise de ansiedade,  sapatos machucando os pés, a cabeça doendo, andando em  ônibus lotado... são lembranças de um passado. . Posso afirmar com segurança eu passaria por tudo que passei pois tudo amei.

Em síntese: Deixo à critério e a rigor de Deus fazer todas as escolhas sobre a minha vida. Que dê errado onde tiver que dar.  Algumas vezes é difícil, mas hoje já não me permito sofrer por aquilo que foge do meu controle.  Prefiro investir a minha energia em tudo aquilo que ainda dá tempo de ser feito, e vou correndo atrás disso. Hoje, ao deitar minha cabeça no travesseiro, quero pensar em todas as possibilidades possíveis e alcançáveis que tenho para amanhã. E que nenhuma das minhas limitações me doam, mas me tragam esperança para conquistar coisas novas e bem melhores do que eu imaginei. Um dia isso dará certo e não estou sendo utópico ao acreditar nisso.
Ah, não posso esquecer de dizer que aprendi tudo isso com a vida! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário