sábado, 21 de outubro de 2017

SAIBA SE VOCÊ É DEPENDENTE ALCOÓLICO!!!



Moacyr Scliar é médico especializado em Saúde Pública, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.




Como alguém pode se dar conta de que corre risco de dependência alcoólica?


Eu não tenho o hábito de tomar cerveja ou outro tipo de bebida alcoólica. Não tenho esta euforia do álcool. A predominância de quem bebe é tanta que as pessoas que não bem se tornam antissociais. Já imaginou tomar um suco ou refrigerante saboreando um churrasco? Esta mentalidade há porque consumo de álcool no Brasil é muito elevado, segundo vários levantamentos, e ultrapassa 10% da população. O problema é mais frequente entre homens e nas regiões Norte e Nordeste. Um dado preocupante é o alto consumo de álcool entre adolescentes. Para que a pessoa possa fazer algo a respeito, a primeira medida é reconhecer o problema. Muita gente simplesmente nega que consome álcool em excesso. Para despertar a consciência, um teste muito simples foi desenvolvido pelo Dr. John Ewing, especialista em Alcoolismo na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.


O teste é conhecido pela sigla CAGE, que, em inglês, quer dizer “gaiola”. A expressão é formada pelas iniciais de quatro palavras-chave: cut, cortar; annoyed, aborrecido; guilty, culpado; e eye, olho. As quatro palavras aparecem em perguntas:
1- Você alguma vez pensou em cortar (cut) a bebida?
2- Alguém já o deixou aborrecido (annoyed) ao criticar o modo como você bebe?
3- Alguma vez você se sentiu culpado (guilty) pelo jeito como você bebe?
4- Você costuma beber logo de manhã cedo para se acalmar ou para diminuir o efeito da ressaca, “abrindo os olhos inchados” (eyes)?



Mais de duas respostas afirmativas sugerem risco de abuso ou dependência. Procure ajuda imediatamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário