segunda-feira, 30 de outubro de 2017

SIGA ESTES EXERCÍCIOS E TENHA UMA BOA ORATÓRIA!






Uma boa oratória seve para inspirar, motivar ou até mesmo influenciar e convencer a quem o discurso se destina. E engana-se quem pensa que as técnicas de oratória são úteis apenas em eventos protocolares, como palestras e conferências. 
                         Elas ajudam em diferentes circunstâncias da vida, especialmente no mercado de trabalho. Se você não domina as técnicas,separamos alguns exercícios de respiração e dicção para melhorar a seu discurso:
Respiração
Nose
Créditos: filo/istock

A fala nada mais é do que a passagem do ar pelas cordas vocais, logo a respirar corretamente é fundamental na qualidade da oratória. Confira os exercícios:
1)Deitar com os pés levemente afastados, uma das mãos sobre o peito e a outra no umbigo. Certifique-se que a mão do umbigo eleve-se mais do que a mão de cima durante a respiração.
2)Quando estiver em pé, inspire fundo expandindo ao máximo o diafragma e, de forma lenta e constante, expire o ar emitindo a letra “F”.
3)Repita o mesmo exercício, porém desta vez expire emitindo o som da letra “S” e de forma mais rápida e repetidamente. Faça 3 pausas até soltar todo o ar, sentindo o diafragma dar pequenas travadas.
Gesticulação
Explaining his vision in detail
Créditos: PeopleImages /istock

Gesticular em público não é muito diferente de quando gesticulamos em conversas com os amigos. Deixar as mãos acompanharem seu raciocínio e sua fala fará com que seu discurso flua com naturalidade e prenderá a atenção da audiência.
4) Um bom exercício é dizer um texto na frente do espelho enquanto observa seus movimentos com as mãos e os braços.
5) Procure fazer gestos moderados acima da linha da cintura, sem pressa de voltar as mãos à posição de apoio.
Postura
A postura e os gestos devem ser os mais naturais possíveis.
6) Quando estiver em casa, tente fazer alongamentos diários para eliminar a tensão, esticando as mãos, braços e pernas.
7) Gire o pescoço lentamente da esquerda para a direita, e vice-versa, duas vezes.
Trava-línguas
Tente ler os trava-línguas sem inverter sílaba:
8) “Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?”
9) “Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros”
10) “Filomena Felícia Fausta Fonseca, famosa flor, farmacêutica fez formidáveis fórmulas, fabricou formosos fortificantes e famosos fertilizantes, fazendo felizes frenéticos fregueses”
11) “Gaivotas graciosas gabavam galhardia dos gancheiros, gatiando as garças, o gado e os gaviões”
Exercícios para dicção
12) Para melhorar a dicção, leia textos em voz alta, colocando um obstáculo na boca, como o dedo dobrado, preso entre os dentes. Leia as frases diversas vezes.
Com informações do site Widoox e Reinaldo Polito

Nenhum comentário:

Postar um comentário