– Você pode consertar essa impressora para mim?– Mas eu não sei consertar impressoras!– Ué, mas você não estuda Sistemas de Informação, não é informática?Grrruuuuuuuuh! NÃO PESSOAL! Não é porque estudamos algo relacionado com tecnologia que temos que saber TUDO sobre tecnologia, ponto.
Estou falando sobre tecnologia pois é o ramo de atividade de 90% dos leitores desse site mas isso acontece com qualquer profissional de qualquer área. Mas, mesmo acontecendo em praticamente todas as áreas, a mais atingida ainda é a de tecnologia. Quem não trabalha ou nunca estudou nada relacionado com ela acha que, por alguém estudar algum ramo da mesma, a pessoa precisa saber tudo de todas as áreas ou pelo menos saber resolver o problema específico daquele indivíduo.
– Mas você não faz informática?
– Você estuda o que então se não sabe fazer isso?
– Mas não é da sua área?
– Está estudando pra que então?
– Está faltando das aulas é?
Que é isso pessoal! Veja, para você que tem costume de dizer isso aos profissionais de tecnologia seja qual área for:
A tecnologia possui inúmeros ramos de atividade como, por exemplo, programação, manutenção, análise, redes, design, suporte, etc! Não é porque uma pessoa faz um curso em alguma dessas áreas que ele saberá algo sobre as outras. Exatamente por isso que existem tantas áreas, para que a pessoa escolha a que mais lhe agrada e para que exista profissionais qualificados em determinados ramos no mercado!
Não é porque eu programo em JAVA que saberei tirar suas dúvidas em .NET! A lógica é a mesma mas tem a linguagem que sempre muda algo!Não é porque eu sei dar manutenção em computadores que saberei arrumar seu celular!Não é porque eu trabalho com programas que também saberei alterar o erro feito por você no S.O. de seu celular!E existem infinitos outros exemplos desse tipo de situação de cobrança dos profissionais de tecnologia que vocês devem conhecer muito bem (tanto os profissionais quanto você que cobra).Enfim, uma boa resposta talvez seja a enviada por um leitor do PN via Twitter: “Então todo profissional de letras tem que saber Japonês?”Se você é um profissional da área de tecnologia (ou outra área) e sofre exatamente com isso, divulgue esse post em seu trabalho, para seus amigos, colegas, parentes e, principalmente, para as pessoas que tem o costume de exigir TUDO de quem estuda parte do TODO.
Se você é uma dessas pessoas que cobra dos profissionais pleno conhecimento em 100% dos ramos de atividade da área, PARE e reflita um pouco sobre isso e analise se você mesmo, que deve trabalhar em alguma área do mercado, sabe TUDO sobre ela.Tenho certeza que 99% dos Nerds que lerem isso se identificarão com a situação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário