sábado, 17 de fevereiro de 2018

VOCÊ É AMAXOFÓBICO?... VEJA COMO SE CURAR!!!

Amaxofobia
Você sofre com isso?

O que é Amaxofobia?

Amaxofobia é um medo de dirigir um veículo ou mesmo estar dentro dele. Este medo é sempre um medo anormal e persistente. A origem da palavra amaxo vem do grego (significa veículo) e fobia (medo). Indivíduos amaxofóbicos que andam em um veículo normalmente experimentam estados de ansiedade diante de situações geradas pelo tráfego, temem a ocorrência de acidentes e suas conseqüências, especialmente lesões ou a morte.
Quem possui Amaxofobia pode ter a tendência de “tentar dirigir” estando no banco traseiro. Imagine a seguinte cena: o condutor do veículo dirigindo e uma pessoa ao lado, ou no banco traseiro, falando: cuidado, vai devagar, olha a moto, olha o sinal, vai fechar, presta atenção…Alguns podem simular ações como se estivessem no comando, como forçar o pé o direito contra o chão, como se pudessem frear o carro dessa forma. Então, conseguiu imaginar? Essa pessoa provavelmente pode ser Amaxofóbico. É preciso cuidado, pois o sujeito pode ser capaz de tirar a atenção do motorista e até mesmo aumentar as chances de acidente de carro.
Além disso, os indivíduos que apresentam essa fobia podem ter medo de espaços fechados ou de ficarem presos dentro do veículo. Algumas pessoas com Amaxofobia inclusive têm receio de colocar o cinto de segurança por receio de não conseguiram se soltar em casos de acidentes. As pessoas com medo de dirigir, ou seja, amaxofóbicos podem tentar procurar empregos ou carreira que não exijam deslocamentos de carro, o que pode limitar as realizações potenciais da vida.


Amaxofobia?


Read more https://www.lysispsicologia.com.br/transtornos/amaxofobia-o-medo-de-dirigir/

2 comentários:

  1. O medo pode paralisar e gerar angústias muito grandes. Nem sempre a pessoa tem consciência de sua real dificuldade na hora de dirigir. Na psicoterapia é possível entender o que acontece com o desejo investido e o que se opõe a ele.

    ResponderExcluir
  2. Na psicoterapia, é possível falar sobre este medo, entender o impacto em sua vida e desenvolver estratégicas mais saudáveis para lidar com ele.

    ResponderExcluir