terça-feira, 10 de julho de 2018

EVANGELIZANDO PELO BLOG: QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS BÍBLIAS CATÓLICA E PROTESTANTE?


A maioria dos cristãos desconhece esta diferença. Então "Evangelizando pelo Blog do Osvaldo" fez uma pesquisa e mostra claramente. Verdade é que a Bíblia dos protestantes tem um número inferior de livros, ou seja, não é igual à Bíblia Católica.








Esta postagem é para deixar claro a diferença que há entre as Bíblias. Vamos aos detalhes?
Devemos expressar que "ninguém sabe tudo e ninguém sabe nada". Ninguém deve saber tudo, sendo possuidor de todo conhecimento. Poucas vezes se vê esta explicação e vamos mostrá-la na íntegra. Eu nunca ouvi na Igreja uma alusão a este fato: diferença entre as Bíblias Católica e protestante. 
A nossa Bíblia( Católica ) tem: 
73 livros que se divide em Antigo Testamento e Novo Testamento. São 46 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Os 4 evangelhos, no Novo Testamento, tem Jesus Cristo como tema central.
        Os livros que faltam na Bíblia dos protestantes são todos do Antigo Testamento: Tobias, Judite, Sabedoria, 1º e 2º Macabeus, Baruc e Eclesiástico. Além destes livros os protestantes suprimiram partes do livro de Ester (capítulo 10, versículo 4 e capítulo 16 versículo 24) e  do livro de Daniel extirparam os versículos de 24 a 90 do capítulo 3 e os capítulos 13 e 14 integralmente.
Mas por que esta diferença na quantidade de livros, ou melhor, por que os protestantes eliminaram estes livros de sua Bíblia?
Tem tudo a ver com o Lutero
De acordo com o Pe Egionor Cunha, Lutero não quis reconhecer estes livros "e eliminou-os de sua Bíblia quando a recopiou do alemão para o seu texto alemão e adotou o critério nacionalista da tradição oral dos judeus de Jâmnia, reunidos em Sínodo, no ano 100 d.C., ao contrário da Tradição dos judeus de Alexandria, dos Apóstolos e das antigas gerações cristãs". (Bíblia, como chegou até nós. Ed. Ave Maria, 2000)
Numa próxima postagem explicaremos que Lutero apenas recopiou os textos bíblicos de sua própria língua, não traduziu coisa alguma, como gostam de afirmar os protestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário