quarta-feira, 25 de julho de 2018

“NÃO CONCORDO COM O QUE DIZES, MAS DEFENDO ATÉ A MORTE O DIREITO DE DIZERES O QUE PENSA! ”

“NÃO CONCORDO COM O QUE DIZES, MAS DEFENDO ATÉ A MORTE O DIREITO DE DIZERES O QUE PENSA! ”

A frase acima é mundialmente conhecida. Ela foi proferida pelo idealista iluminista Voltaire. Ela é uma das grandes inspirações desse Blog. Que é fundamentado no direito de discordar. Mas lembrando que discordar é algo natural e as críticas devem ser fundamentadas para terem valor nesse espaço.
Sabemos que a maioria do mundo é a favor da democracia. Porém, quando essa grande maioria é questionada ou posta a prova nesse quesito.. Terminam reprovados! Temos que ter liberdade e expressar opiniões próprias. Porque alguém não pode discordar de você ? Discordar é o princípio da formação de opinião, se eu pudesse sempre discordar para falar algo produtivo, o faria. Se você é da esquerda ou da direita, não importa o que eu pense, discordar faz parte da democracia.
A todo o instante malditos formadores de opiniões da mídia tentam destruir nossa capacidade de formar opinião, de tirarmos conclusões próprias. Quando se discute futebol, os comentaristas, que normalmente nunca jogaram o mesmo, traçam opiniões e perfis de jogadores que eles pensam serem os melhores. Haja vista o grupo liderado por Galvão Bueno  que se mostra dono da verdade, sabe tudo, entende de tudo que se relaciona ao futebol ... e se alguém discorda ? Coitado desse alguém.
 Façamos uso do direito de podermos discordar uns dos outros. Viva a democracia. Viva a liberdade tão lutada e suada por nossos antepassados.Por isso esse Blog está no ar. Pelo direito de discordar e criticar, o sempre frequente pensar e opinar. Igualmente em minhas postagens no facebook sempre faço algumas críticas com respeito e consideração ao pensar diferente.






 "Respeitar as opiniões alheias". É sempre o maldito pensamento metonímico. Respeitar é valorizar. Se valorizo uma opinião, faço-a também minha ao menos parcialmente, e neste caso não estou respeitando uma opinião alheia, e sim a minha própria. 
Acredito muito em uma frase erroneamente atribuída a Volteire, mas que foi dita na verdade por  Evelyn Beatrice Hall,que diz assim: “Eu não concordo com uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la”. Isso é civilidade, isso é tolerância, isso é respeito ao próximo.
Não aceitar opiniões diferentes, sequer tentar ouvi-las, é abrir as portas pra arrogância e pra estagnação, porque é na discordância que a gente aprende e cresce. É preciso ouvir o que o outro tem a dizer, tentar entender o ponto de vista dele e absorver o que, de tudo o que foi dito, for interessante pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário